São Sebastião Segurança Pública

São Sebastião terá grupo tático municipal munido de escopetas calibre 12 para ações especiais

Tamoios News

A prefeitura de São Sebastião está criando um grupo tático municipal na GCM para atuar em ações especiais. O grupo utilizará armamento de grosso calibre adquirido pela prefeitura

Por Salim Burihan

A GCM(Guarda Civil Municipal) de São Sebastião vai criar um grupo tático para ações especiais, a ROMU(Rondas Municipais). O grupo irá utilizar escopetas calibres 12 em suas ações. O novo armamento foi adquirido pela prefeitura.

A escopeta calibre 12 é uma das armas mais modernas em uso pela polícia. Com operação semi- manual e ” pump-action” (sistema manual de bombeamento para extrair cartuchos deflagrados e realimentar a arma). Quando está operando em modo semi-automático são efetuados disparos sequenciais até que seu carregador, com capacidade para 6  ou mais balas, fique vazio.

A maior inovação nessa arma é o carregador externo (também chamado de “pente”), que facilita a recarga de munição da arma, tornando a recarga muito mais rápida e dando maiores intervalos entre as recargas.

Escopeta calibre 12

Segundo a prefeitura, este novo armamento deverá ser utilizado pelo grupo tático denominado ROMU (Rondas Municipais), que está sendo formado dentro da corporação. A atuação será, principalmente, em operações especiais da Guarda Civil Municipal.

O comandante da Polícia Militar na região, coronel José Eduardo Stanelis, disse que, cada prefeitura organiza as suas guardas da forma que acredita que elas poderão melhor cumprir as suas funções e que a PM não tem ingerência sobre a organização das guardas municipais e nem sobre o armamento que elas adotam.

“São organizações distintas, com missões constitucionais distintas. O que posso afirmar é que as prefeituras têm sido grandes parceiras da Policia Militar em todas as cidades. Acredito que seja isso que a sociedade espera dos órgãos públicos: que haja uma integração crescente entre todos eles, de forma de torna-los mais eficientes e eficazes. A ampliação da capacidade defesa das guardas é uma questão que tem sido estudada com mais afinco pelos nossos políticos. E isso é natural na medida em que toda a sociedade anseia por maior sensação de segurança e pela incolumidade dos seus agentes”, comentou.

Investimentos

A prefeitura destaca que desde o início da gestão, em janeiro de 2017, os investimentos feitos na área de Segurança Pública em toda a cidade vem surtindo resultados bastante positivos.

Investimentos em novas viaturas, coletes balísticos, uniformes. Além disso, a importante parceria com a Polícia Militar em operações especiais, de fiscalização e na implantação da Atividade Delegada, reduziu muito os indicadores criminais e deu a São Sebastião o título de cidade mais segura do Litoral Norte.

Em um comparativo feito pela própria PM a redução nos índices de roubo de veículos, por exemplo, chega a 67% (1307 registros em 2016 e 1040 em 2018). Nos casos de estupro, a redução foi ainda maior cerca de 70% sendo 14 registros em 2016 contra quatro em 2018.  

COI

Recentemente, foi divulgado que o sistema de monitoramento da cidade teria sido desativado. O COI (Centro de Operações Integradas) de São Sebastião, considerado como a primeira central de inteligência do Litoral Norte, tem se mostrado um importante aliado no combate à criminalidade, nas ações de saúde pública e também nas ocorrências relacionadas à fiscalização de veículos. Desde janeiro de 2017, o sistema ganhou importantes investimentos.

O COI possui 96 câmeras, incluindo cinco OCR, que registram as placas dos veículos, informando problemas de documentação, furto e roubo por estarem integradas ao Sistema Detecta, convênio feito entre a prefeitura e o governo do estado.

O prefeito Felipe Augusto disse que o monitoramento não foi desativado e está sendo feito pela própria prefeitura. Segundo o prefeito, venceu o contrato com a Rizzo Net Tecnologia e a administração ao invés de fazer um aditamento por mais um ano optou em fazer uma nova licitação, com custos menores. A Rizzo foi contratada na administração anterior.

Tentamos falar com a Rizzo Net, mas não tivemos retorno. Foram três tentativas em três dias, mas a empresa que tem sede em Campinas, não retornou as ligações.

Índices

Em 2018, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, a cidade de São Sebastião registrou 11 homicídios,  1.040 furtos, 194 roubos e 86 furtos ou roubo de veículos.

Nos primeiros dois meses deste ano, janeiro e fevereiro, a cidade registrou dois homicídios, quatro tentativas de homicídio, 30 roubos, 162 furtos e 11 furtos de veículos. O balanço do mês de março não tinha sido divulgado até esta quinta(4).

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.