Arte Litoral Norte Sem Categoria

Casa Brasileira: Exposições de mosaicos de Ana Canale e ilustrações infantis de Isabel Galvense

Tamoios News

Novas exposições da Casa Brasileira têm mosaicos de Ana Canale e ilustrações infantis de Isabel Galvanese. Uma ótima opção para este sábado(24)para os moradores e frequentadores do Litoral Norte.

“entreDesenhos: o voo da Palavra”, de Isabel Galvanese, e “Juntando Fé, Cacos e Cores”, de Ana Canale, são as duas novas exposições de arte que a Casa Brasileira abre ao público neste sábado, dia 24 de novembro, a partir das 15h, trazendo obras em mosaico e desenhos originais de ilustrações de livros infantis.

Isabel Galvanese

“entreDesenhos: o vôo da Palavra” pretende apresentar ao público um pouco do trabalho do ilustrador que, para Isabel Galvanese, “não é um repetidor do que está escrito e sim um coautor do livro, que cria uma segunda história em paralelo ao texto”.

Ana Canale

O Segredo de Druzilla. De Isabel Galvanese. Isabel Galvanese é artista plástica, ilustradora e ceramista, com todo seu trabalho baseado no desenho e na força da comunicação por imagens. Nasceu no município de São Paulo, mas decidiu trocar a capital pela vida perto do mar, em São Sebastião, litoral norte. Em 2018 teve duas publicações selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático: O segredo de Druzilla e Otto e a Tina.

Isabel Galvanese: Bióloga de formação, Galvanese retrata em suas obras a memória caiçara e a natureza de um ambiente de praia emoldurado pela Mata Atlântica. Começou com a cerâmica em 1996, unindo argila e desenho. Um passo para unir desenho e palavra. Em 2013 escreve e ilustra o seu primeiro livro para crianças sobre uma catadora de siris de São Sebastião,  O segredo de Druzilla, a encantadora de siris.

Vieram outros livros para ilustrar: O artista que teimava em ser muitos e Coleção Jatobá- 7 livros de eco educação, ambos de autoria de Arminda Jardim, além de Otto e a Tina, de autoria de Cristina Mira. As ilustrações de Isabel Galvanese agora percorrem escolas e são a base para a oficina “Eu e o Livro”, que a artista ministra com a escritora Cristina Mira e a encadernadora Leila Prado, oferecendo recursos para os estudantes criarem seus próprios livros. Com a exposição “entreDesenhos: o voo da Palavra”, os desenhos de Isabel saltam das páginas dos seus livros e ganham vida nas paredes centenárias da Casa Brasileira. Uma mostra de livros artesanais produzidos por alunos da Escola Municipal Professora Cynthia Cliquet Luciano, de São Sebastião, integra a exposição de Isabel Galvanese. Em “Juntando Fé, Cacos e Cores”, a Casa Brasileira traz obras da artista plástica e mosaicista Ana Canale, da Ilhabela, premiada 5 vezes no Salão de Artes Waldemar Belisário, do litoral norte de São Paulo, com obras no Canadá, Inglaterra e Estados Unidos.

 

Ana Canale: Ana Canale nasceu em Itú, interior de São Paulo, e foi morar com os pais em Ilhabela ainda criança. Por volta dos 22 anos decidiu dedicar- se inteiramente à arte e passou a trabalhar com mistura de tintas e de outros materiais, de azulejos a louças quebradas, que compõem hoje a base de sua obra em mosaico. É autora do único receptivo de transatlânticos do mundo revestido  em mosaico, com 83 metros quadrados, que se encontra no Píer da Vila, em Ilhabela-SP. Construiu em mosaico um painel de 18 metros quadrados no Hospital Municipal de Ilhabela Mario Covas Jr.

Decorou com sua obra em mosaico postos de saúde e escolas, a Praça da Mangueira, Centro Cultural e Educacional da Praia Grande entre outros locais públicos de Ilhabela. Em 2016, a imagem em mosaico de Nossa Senhora Aparecida,feita por Ana Canale, transformou-se na imagem símbolo do Ano Mariano da Diocese de Caraguatatuba-SP. Atuou como professora de artes na Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, onde lecionou mosaico e pintura em tela.

O Lagarto. De Ana Canale.

Serviço:

Exposições: de 24/11/2018 a 10/03/2019 – visitação gratuita

entreDesenhos: o voo da Palavra – de Isabel Galvanese

Juntando Fé, Cacos e Cores – de Ana Canale.

Local: Casa Brasileira – Av. Dr. Altino Arantes, 80 – rua da Praia – Centro |

São Sebastião-SP – Informações: (11) 9.9838.8794.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.