Ilhabela Semana de Vela

Começa a Semana de Monotipos de Ilhabela

Tamoios News
Além dos irmãos Grael, estão confirmados Samuel Gonçalves, Guilherme de Pádua, Dino Pascholato, Henry Boenning, Marcelo Belotti, Pedro Bolder, entre outros, na competição que integra a programação náutica do mês de julho
A 45ª Semana de Vela de Monotipos abre a programação náutica do mês de julho em Ilhabela a partir desta sexta-feira (6). Serão mais de 200 barcos divididos entre 20 classes e um dos maiores destaques será a Star, que reunirá grandes velejadores para a disputa do Campeonato Brasileiro. Entre os maiores nomes da competição estão Torben e Lars Grael. Os irmãos, aliás, travarão um duelo familiar valendo a hegemonia nacional nas águas da Capital Nacional da Vela.


Torben soma oito títulos brasileiros na Star, sendo sete como timoneiro e um como proeiro, 1981, ao lado do tio Erik Schmidt. Lars tem sete conquistas, todas como timoneiro, incluindo a vitória no ano passado, ao lado de Samuel Gonçalves, o Samuca. “Apesar dos números, não existe clima de rivalidade. Tenho muita admiração, carinho e respeito pelo Torben e velejar contra ele é sempre uma honra, seja ganhando, raramente, ou perdendo, quase sempre”, explica um bem humorado Lars, lembrando que o irmão, que terá Guilherme de Pádua como parceiro, conquistou o título europeu no ano passado.

Atual campeão brasileiro e vice no Mundial da Dinamarca em 2017, Lars Grael chegou em Ilhabela ontem, quinta (5) com o objetivo de ir para o mar para finalizar sua preparação para as regatas que começam no sábado (7). “Vou tentar velejar antes do jogo da Seleção Brasileira (o Brasil disputa as quartas de final da Copa do Mundo contra a Bélgica às 15h). Confesso que estou em um ritmo fraco de velejada de Star ultimamente, mas vou tirar a ferrugem pois faço questão de prestigiar a Semana de Vela de Monotipos”, completa Grael, que apesar do discurso despretensioso, vem de vitória no Hemisfério da classe Star, disputado em Miami entre os dias 12 e 15 de abril e vai lutar pelo bicampeonato no litoral norte paulista.

Os grandes atletas do Campeonato Brasileiro de Star não estão apenas na família Grael. A flotilha promete ser de altíssimo nível em Ilhabela e receberá ainda velejadores como Marcelo Belotti, atual campeão sul-americano (ganhou no final de 2017 com o Maurício Bueno), que vai correr com Pedro Bolder, com quem ganhou a Star na Semana de Vela em 2015; Henry Boennning, o Maguila (medalha de prata na SSL Finals do ano passado ao lado de Robert Scheidt) como proeiro do experiente Dino Pascholato, bicampeão do Hemisfério sul, campeão mundial máster e gand máster, entre outras conquistas.

O campeonato é brasileiro, mas contará com um competidor estrangeiro. O argentino Torkel Borgstrom, que tem diversos resultados internacionais, entre eles o Mundial Junior de Snipe, o vice-campeonato sul-americano de Star e vitórias importantes na vela oceânica. Já a dupla paulista Marcelo Fuchs/Ronald Seifert, campeão mundial em 2015 e bicampeã sul-americana, compete em casa nas águas de Ilhabela.

Monotipos – A 45ª Semana de Vela de Monotipos segue até segunda-feira (9). A programação oferece oportunidade para jovens velejadores, desde a categoria mirim, até atletas experientes, como os que disputarão o Campeonato Brasileiro de Star e o Campeonato Sudeste Brasileiro de Hobie Cat, Laser e Snipe. “Além das competições paralelas, com grandes nomes da vela na Star, a Optimist vai receber muitos barcos, porque o brasileiro da classe vai ser em Ilhabela em 2019 e muitos velejadores do Rio e Brasília virão treinar e conhecer a raia”, explica Cuca Sodré, coordenador técnico da Semana de Monotipos.

A etapa é aberta para 20 classes: Laser Standard, Laser Radial Feminino e Masculino. Laser 4.7, Finn, Snipe, Hobie Cat 14 e 16, Optimist, 420, Tornado, Nacrs 20, Dingue, Open Bic, A- Class, 29er, Windsurf Slalom, Fórmula Windsurf, Fórmula One Design, Rs:X e Kitsurf. A sede e secretaria do evento serão na Escola Municipal de Vela Lars Grael (avenida Santos Dumont, s/nº, Saco da Capela). As áreas de regatas serão no Canal de São Sebastião.

Inscrições – Os velejadores devem se inscrever no dia 6 de julho, na Escola Municipal de Vela de Ilhabela Lars Grael. A taxa é uma cesta básica.

A 45ª Semana de Vela de Monotipos é organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio técnico da Confederação Brasileira de Vela e da Federação de Vela do Estado. “As classes de monotipos são uma grande oportunidade para atletas iniciantes, como os nossos alunos das escolinhas. Ilhabela é o único município, do Brasil, a possuir uma escola municipal de vela”, atesta o prefeito Márcio Tenório.

Race Village – Em paralelo às competições ao longo do mês de julho, que culmina na tradicional Semana de Vela de Ilhabela – entre 20 a 28 – a Secretaria de Desenvolvimento e do Turismo promoverá a Race Village. A ação começa a partir deste sábado (7), no Centro Histórico da cidade, e vai receber vasta programação musical e cultural ao longo de 22 dias e promete reunir milhares de pessoas para conferir de perto shows de Gabriel, o pensador, Diogo Nogueira, Os Paralamas do Sucesso, entre outras atrações.

Programação da Semana de Monotipos

Dia 6 (sexta-feira)
Das 9h às 18h | Inscrição

Dia 7 (sábado)
Das 9h às 10h30 – Inscrição
Às 11h – Abertura Oficial
Às 13h – Regatas

Dia 8 (domingo)
Às 12h – Regatas

Dia 9 (segunda-feira)
Às 12h – Regatas
Às 17h – Premiação e confraternização

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.