Caraguatatuba serviços públicos

Caraguá recebe seu primeiro Ecoponto no Golfinhos

Tamoios News

Primeiro Ecoponto de cidade será inaugurado nesta sexta-feira (03)

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca irá inaugurar na manhã desta sexta(3), o primeiro Ecoponto da cidade, localizado na região do bairro Golfinhos e que irá atender toda a região Centro/Sul do município.

O Ecoponto é uma área pública licenciada para transbordo e triagem de pequeno porte, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

“Hoje, temos na cidade um problema sério de descarte irregular que causa impacto, compromete a paisagem, o tráfego, a drenagem e gera riscos à saúde. Infelizmente as pessoas deixam resíduos pelas ruas, nas esquinas e em terrenos. O Ecoponto é o local adequado para o descarte do resíduo de construção de uma pequena reforma, poda de árvores e até materiais recicláveis, tudo isso sem custo ao munícipe”, explicou o secretário da pasta, Marcel Luiz Giorgeti.

Ele destacou também que a maioria dos resíduos terá destinação final diária. “Será um espaço limpo e organizado, com guarita e controle de acesso impedindo a entrada de resíduos não permitidos, como orgânicos ou volumes diferentes do previsto”.

O espaço irá funcionar de segunda a sábado, em horário comercial. Serão aceitos no Ecoponto: entulho de pequenas reformas domésticas tais como sobras de concreto, tábuas, tijolos, telhas, fiações, tubulações, pisos e materiais de acabamento até 1m³; móveis e equipamentos domésticos (sofás, cadeiras, geladeiras e armários – os armários devem ser entregues preferencialmente desmontados); pilhas e baterias; lâmpadas fluorescentes inteiras (até 4 unidades por entrega); sobras de podas de jardim até 1m³ por entrega; madeira até 1m³ por entrega e pneus (até 4 por entrega), além de materiais reciclável, que serão posteriormente encaminhados para a Coleta Seletiva.

Não serão aceitos lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico, ou seja, equivalente a um porta-malas de carro de passeio ou caçamba de um utilitário (grandes geradores), devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

 

Limpeza Urbana e Preservação do Meio Ambiente

Também denominados Rede de Pontos de Apoio, de acordo com a Lei Municipal nº 1.490, de 26 de novembro de 2007, art. 1º, a proposta dos Ecopontos, bem como os locais para implantação, foi apresentada durante a elaboração do Plano de Coleta Seletiva. A partir daí, foi realizado um amplo estudo que apontou a melhor localização, visando atender os locais com maior demanda. A intenção da Prefeitura é expandir e criar Ecopontos também em outras regiões.

Os Ecopontos são uma alternativa de apoio para a gestão do sistema de limpeza urbana, em especial nos resíduos volumosos, de construção civil e de podas, evitando ocorrências deste tipo para a limpeza pública. Esta alternativa vem apresentando ótimos resultados em municípios de médio e grande porte, como São José dos Campos que tem 12 Ecopontos e Taubaté 10 Ecopontos,  já implantados.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.