São Sebastião serviços públicos

Coleta de lixo é retomada, parcialmente, na Costa Sul

Tamoios News

Os serviços de coleta de lixo e varrição nos bairros da costa sul de São Sebastião foram retomados, parcialmente, na manhã desta quarta(19).

Ameaçadas de demissão, “vassourinhas” retornaram ao trabalho em São Sebastião

Parte dos funcionários da Ecopav, responsável pela coleta do lixo urbano nos bairros da costa sul de São Sebastião, decidiu continuar a paralisação, enquanto a empresa não atender as reivindicações da categoria.

A coleta esteve interrompida por três dias. A costa sul produz cerca de 20 toneladas de lixo por dia. Dos sessenta trabalhadores da Ecopav na costa sul, a metade deles, segundo informações dos próprios “grevistas”, teria retornado ao trabalho nesta quarta.

O motivo da paralisação é que a empresa estaria deixando de recolher o fundo de garantia; descontando a contribuição sindical deles, mas não repassando ao sindicato da categoria; e, que também, a Ecopav não estaria fornecendo equipamentos de proteção aos trabalhadores.

Hoje, pela manhã, aconteceu uma reunião entre representantes da empresa e os funcionários. Segundo um dos funcionários, que não quis se identificar, parte dos trabalhadores retornaram ao trabalho devido a ameaça de demissão.

Segundo ele, voltaram ao trabalho doze motoristas e coletores e parte das pessoas que trabalham como “vassourinhas”, responsáveis pela varrição das ruas. Os demais funcionários permanecem parados, aguardando respostas da Ecopav sobre suas reivindicações.

“O representante da empresa, disse na reunião, que a Ecopav pretende regularizar a situação do fundo de garantia em 20 dias e que em 10 dias pretende regularizar o pagamento das horas extras”, disse o funcionário.

Segundo ele, a Ecopav informou que pretende parcelar o débito do fundo de garantia junto a CEF e que iria regularizar o fornecimento dos equipamentos de segurança.

“Acontece que o representante da empresa não apresentou nenhum documento comprovando isso tudo. Por isso, a maioria dos funcionários optou em permanecer sem trabalhar”, contou ele.

A Ecopav não retornou as ligações feitas ao seu escritório na capital. A prefeitura, até o fechamento da matéria, desta quarta(19), não deu retornou aos questionamentos feitos.

Ontem, através de nota, a Prefeitura de São Sebastião informou que respeita o direito de manifestação dos funcionários da empresa, porém, não pode intervir em questões administrativas internas que só dizem respeito à relação de trabalho entre trabalhador e empregador.

Informou ainda que no que diz respeito à interrupção da coleta de lixo, principalmente nos bairros da Costa Sul da cidade, a Secretaria de Serviços Público (SESEP) por meio de suas regionais, iniciou um plano de contingência e segue monitorando a situação.

Em relação à prestação de serviço da empresa, a Prefeitura esclareceu que está com todos os compromissos financeiros em dia, para com a empresa. E que poderá iniciar  um procedimento para aplicação de penalidade à empresa.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.