Maresias SURFE

Jovens surfistas europeus participam de intercâmbio no Instituto Gabriel Medina

Tamoios News

Que surfistas da nova geração de todo o Brasil sonham em vivenciar a estrutura do Instituto Gabriel Medina (IGM) já se tornou um fato, mas agora o projeto está despertando o interesse de atletas até da Europa, confirmando ser referência até no exterior. Quatro jovens talentos promissores europeus estão na Praia de Maresias, em São Sebastião, para uma semana de intercâmbio no centro de treinamentos de alto rendimento criado pelo primeiro brasileiro campeão mundial de surf.

O francês Hugo Prins, de 12 anos, o português Mathias Canhoto, de 11, e os irmãos espanhóis Kai, que completa 13 anos sexta-feira, e Hans Odriozolo, com 10, fazem parte da equipe Rip Curl Europa e estão acompanhados pelo team manager Yann Martin. Foram convidados pelo diretor técnico do IGM, Charles Saldanha Rodrigues, o Charlão, durante a perna europeia da WSL, para uma semana de treinos usando a metodologia do projeto brasileiro.

Os quatro atletas já conheceram o IGM e ficaram maravilhados com a proposta criada e a estrutura apresentada. Também gostaram muito de conhecer o acervo de troféus e pranchas do ídolo Medina e durante a visita inicial fizeram muitas perguntas sobre como é a programação de treinos, a estrutura e até mesmo os deveres de cada atleta, como a obrigatoriedade em estudar.

Logo no primeiro dia, treinaram em frente ao IGM, nas mesmas ondas onde Gabriel Medina aprendeu a surfar. Estão hospedados no Coconuts Hotel, em frente ao mar, a apenas 250 metros do IGM e que já tem uma relação com a Rip Curl, por ter recebido todos os atletas do Rip Curl Grom Search Internacional, em 2015.

“É inacreditável, um lugar incrível. Nunca estive num lugar como esse. Tudo é muito organizado, pronto para receber.  Eles estão bem contentes de estarem aqui. Certamente terão uma boa semana de muito treinamento e vão se divertir muito também”, diz Yann, destacando a presença de Gabriel Medina na ação. “Nós quisemos vir para cá para conhecer onde ele nasceu e cresceu, além de ter a oportunidade de aprender o máximo possível com o Gabriel”, comenta.

MODELO – Especialista no trabalho de base, o team manager da Rip Curl Europa afirma que o IGM deve servir de modelo para outros projetos para formação de novos valores. “Conheço centros de treinamento na França, pela Europa como um todo e na Austrália, todos muito bons, mas esse (IGM) é um dos melhores que já vi na minha vida. Na verdade, eles nem fazem uma estrutura como essa. Penso que outras entidades, federações deveriam fazer mais modelos como este”, argumenta.

Ele também cita outro aspecto importante ligado ao IGM, a questão social, com os treinos e a obrigatoriedade nos estudos afastarem os jovens das ruas. “Para o surf, representa muito ter um centro de treinamento como esse, especialmente para a inclusão de jovens. Acho fantástico que eles usem o dinheiro para investir nas crianças brasileiras. É admirável!”, ressalta.

Os surfistas também aprovaram a vinda ao IGM. “Estou muito contente de poder treinar com o melhor do Mundo. O local aqui é incrível”, relata Kai Odriozola, campeão espanhol sub14. “O Gabriel é um grande surfista, um ídolo e é importante estar aqui para aprendermos mais”, reforça Mathias, campeão português sub12. “Quis saber tudo do IGM. É um lugar incrível e tem uma grande estrutura para treinar”, complementa Hugo, o que mais perguntou sobre como funciona o cotidiano do IGM.

ESTRUTURA – Criado do sonho de Gabriel Medina, o IGM iniciou as suas atividades em fevereiro do ano passado com toda a estrutura para jovens dos 9 aos 17 anos treinarem e se prepararem para o futuro como surfistas, usando o modelo do ídolo. Com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, o projeto oferece gratuitamente o treinamento técnico e físico, retaguarda médica, fisioterápica, psicológica e odontológica, além de vários benefícios como aulas de idiomas, natação, apneia, equipamentos para a prática do surf, como pranchas e roupas de borracha, custeio de viagens para competição e alimentação.

Neste ano, o IGM mostrou na prática que a metodologia vem dando resultados. Foi destaque nos dois principais circuitos de base do País. No Rip Curl Grom Search faturou três dos quatro títulos em disputa. Sophia Medina foi campeã da feminina em dobradinha com Julia Duarte. Na sub12, Guilherme Fernandes foi o primeiro, seguido de Murillo Coura e Ryan Coelho. Na sub14, o domínio foi maior ainda, com Caio Costa o número 1, Fabrício Rocha o segundo, Sunny Pires o terceiro, e Rodrigo Saldanha o quarto. O mesmo Caio Costa ainda foi o terceiro na categoria acima, a sub16.

Já no Hang Loose Surf Attack, Sophia Medina garantiu o inédito título feminino; Daniel Adisaka faturou o paulista sub18, Caio Costa foi o campeão estadual sub14 e terminou empatado em primeiro na sub16; enquanto que Murillo Coura e Guilherme Fernandes terminaram com a mesma pontuação na segunda colocação da sub12. O IGM também foi representado no ISA World Junior Championship, na Califórnia, com quatro atletas – Sophia, Julia, Daniel e Léo Barcelos.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.