Geração Medina SURFE

Sophia Medina é bicampeã do Rip Curl Grom Search disputado no Rio de Janeiro

Tamoios News

Os títulos do Rip Curl Grom Search 2019 ficaram em Maresias. Caio Costa foi o campeão mirim e Sophia Medina a bicampeã feminina do Circuito, que teve a 2ª e decisiva etapa do Circuito, na Praia da Barra, no Rio de Janeiro, neste domingo (24). Os dois atletas do Instituto Gabriel Medina representarão o Brasil na final internacional do evento, em 2020, em algum lugar do Mundo, com as viagens oferecidas pela Welcome Surftrips, como prêmio principal.

Além das duas categorias sub16, o evento decidiu – no sábado – os campeões da grommet (limite de 12 anos), com o paranaense Lukas Camargo, e da iniciante (no máximo 14 anos), com o potiguar Samuel Joquinha. O cenário para as decisões foi perfeito, com praia cheia, sol, água cristalina e ondas de mais de meio metro.

Na feminina, as três primeiras do ranking chegaram na final e Sophia ergueu a nova taça, vencendo a etapa. Isabela Saldanha, sua companheira de Instituto foi a segunda, enquanto que a paulista radicada em SC, Pamella Mel, que havia vencido a etapa inicial, ficou em terceiro. No ranking, a irmã caçula de Gabriel Medina, foi a primeira, com 1.900 pontos, 90 a mais que Pamella. Na final da etapa, Sophia marcou 8,25, superando Isabela, com 7,65, Pamella, com 7,00 e a catarinense Rafaela Coelho, com 5,75.

 “Estou muito feliz. Foi muito difícil, porque fiquei em segundo na outra etapa e sabia que nada é impossível. Eu acreditei nessa vitória, me esforcei muito para estar aqui. Treinei muito. Fiquei com mais vontade de ganhar, mais garra. Graças a Deus consegui. Deus parou as ondas, eu creio nisso”, vibrou Sophia que em maio representará o Brasil na final do Rip Curl Grom Search, na Costa Rica.

Na mirim, a disputa foi “caseira”, entre quatro atletas do Instituto Gabriel Medina, mas nenhum deles querendo aliviar. Caio e Diego entraram no mar com chances reais de garantir o título, depois que o catarinense Heitor Mueller, vitorioso na etapa inicial, perdeu na semifinal. A disputa foi acirrada, com várias trocas de posições, mas no final Didi levou a melhor, com o maior placar de todo o evento, somando 16,65 pontos.

Caio garantiu o segundo lugar, com 13,90, seguido de Rodrigo Saldanha, com 12,75, e Sunny Pires, com 10,75. No ranking, o campeão terminou com 1.656 pontos, com Heitor e Diego logo atrás, com 1.531. “Vim para cá querendo apresentar o meu surf. Sabia que ia ser difícil, mas deu tudo certo, fiquei em segundo lugar e campeão do ranking. Ano que vem tem a final internacional e vai dar tudo certo”, comemorou Caveirinha, como é conhecido.

Didi, apesar de não chegar ao título, festejou a vitória no Rio de Janeiro, em sua despedida da categoria mirim. “Nunca tinha surfado aqui na Barra. Estou amarradão, uma onda que me adaptei muito bom”, falou o vencedor da etapa, falando da final. “Foi eletrizante, uma bateria bem sinistra e estou feliz de levar a melhor. É meu último ano de mirim e nada melhor do que ter essa grande vitória”, falou Diego.

O evento, que comemorou 20 anos do Circuito no Brasil, também contou com várias atividades na areia, confirmando o slogan ‘Muito mais do que um campeonato de surf’. Entre as atrações, a área vip WQSurf para os competidores, com mesa de frutas, o recolhimento de microlixo na areia, massagem, brincadeiras como ping pong e cama elástica, além da distribuição de pipas e mudas nativas.

O Rip Curl Grom Search 2019 foi uma realização da Rip Curl e tem os patrocínios de GoPro, Welcome Surftrips,  Surfview e Lojas WQSurf, com apoios de Jandaia, FuWax, Vult Cosmética, Prefeitura de Garopaba, Fecasurf e Feserj, com assessoria de imprensa da FMA Notícias e organização da Swell Promoção e Produção de Eventos.

RANKING FINAL 2019

CATEGORIA MIRIM (SUB16)

1 Caio Costa -SP – 1.556

2 Heitor Mueller – SC – 1.531

2 Diego Aguiar – SP – 1.531

4 Kainan Meira – PR – 1.260

CATEGORIA FEMININA (SUB16)

1 Sophia Medina – SP – 1.900

2 Pamella Mel – SC – 1.810

3 Isabela Saldanha – SP – 1.710

4 Sophia Gonçalves – SP – 1.385

CATEGORIA INICIANTE (SUB14)

1 Samuel Joquinha – RN – 1.800

2 Lucas Cainan – PR – 1.466

3 Sunny Pires – RJ (SP) – 1.430

4 Murillo Coura – SP – 1.385

CATEGORIA GROMMET (SUB12)

1 Lukas Camargo – PR – 1.900

2 Murillo Coura – SP – 1.729

3 Guilherme Lemos – RJ – 1.466

3 Gabriel Ogasahara – SC – 1.466

RESULTADOS DA 2ª ETAPA

CATEGORIA MIRIM (SUB16)

1 Diego Aguiar – SP

2 Caio Costa – SP

3 Rodrigo Saldanha – SP

4 Rafaela Coelho – SC

CATEGORIA FEMININA (SUB16)

1 Sophia Medina – SP

2 Isabela Saldanha – SP

3 Pamella Mel – SC

4 Rafaela Coelho – SC

CATEGORIA INICIANTE (SUB14)

1 Ryan Kainalo – SP

2 Samuel Joquinha – RN

3 Noah Machado – SC

4 Guilherme Fernandes – SP

CATEGORIA GROMMET (SUB12)

1 Murillo Coura – SP

2 Lukas Camargo – PR

3 Guilherme Lemos – RJ

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.