Tecnologia Ubatuba

Ubatuba: Cidade sedia Congresso da Academia Internacional de Astronáutica

Tamoios News

Ubatuba sedia, de hoje(03) a 07 de dezembro, a terceira edição do Congresso da Academia Internacional de Astronáutica (IAA). O evento está acontecendo no Teatro Municipal.

A iniciativa visa manter o foco em tópicos relacionados às tecnologias de pequenos satélites, promovendo um fórum entre cientistas e engenheiros, a fim de discutir suas conquistas e descobertas sobre tecnologia de ponta.

Considerando o aumento ao interesse ao CubeSat e em outros pequenos satélites em atividade, e o sucesso recente das iniciativas da America Latina, a Academia Internacional de Astronáutica organizou um workshop com participantes da indústria e estudantes, que terão oportunidade para compartilhar seu conhecimento profissional e expandir sua rede de contatos na área.

Segundo o coordenador do projeto UbatubaSat, da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, professor Cândido de Moura, a Academia Internacional de Astronáutica  é uma sociedade científica cujo primeiro presidente foi Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua.

“O congresso está recebendo cientistas de todo o mundo, vindo de países como Russia, Ucrânia, Estados Unidos e Inglaterra, além de países da América Latina, como a Argentina. Eles vieram para cá como uma forma de reconhecimento da IAA perante o trabalho desenvolvido pelos  nossos alunos”, explicou Moura.

Na programação, haverá abordagem sobre novidades técnicas e visões gerais de tutorial sobre o CubeSat e tópicos relacionados a pequenos satélites, mas não limitados a eles, discutindo temas como missões e aplicações inovadoras do CubeSat, desenvolvimento do espaço, sensoriamento remoto e observação da Terra, soluções inovadoras para subsistemas universitários de satélite, CubeSats – futuras cargas úteis e experimentos, dentre outros.

A organização espera que o sucesso das edições realizadas em 2014 e 2016, sediadas em Brasília e Florianópólis, seja repetida.

De acordo com Moura, simultaneamente ao Congresso,  também acontece uma exposição do trabalho com uma réplica do satélite lançado em 2017 pelos estudantes do UbatubaSat – aberta ao público das 9h às 11h e das 15h às 17h

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato, comemorou a escolha da cidade como sede desta importante iniciativa. “Estamos muito felizes porque nosso desejo é que Ubatuba se consolidasse não só como destino turístico, mas como palco de grandes eventos. É exatamente isso que está acontecendo. Este ano, já recebemos o Conexidades e, agora, ampliamos nossas fronteiras para o mundo”, afirmou.

Palestrantes convidados:

Anna Guerman, Centro de Mecânica Aeroespacial de Ciência e Tecnologia da Universidade Beira Interior, em Portugal; Benjamin Malphrus, diretor do Centro de Ciência do Espaço da Universidade Estadual de Morehead, nos Estados Unidos e Mikhail Ovchinnikov, chefe do departamento do Instituto Keldysh de Matemática Aplicada da Rússia.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.