Ilhabela tradição

Ilhabela- Folias de Reis resgata cultura brasileira

Tamoios News

Ilhabela continua promovendo as apresentações de Folia de Reis, que resgata esta importante manifestação cultural brasileira. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura local.

As apresentações estão sendo feitas pelo grupo Raízes da Ilhabela. Foram iniciadas na sexta(21), com passagens pelos bairros Borrifos, Taubaté e Praia Grande.

Cerca de 50 casas do norte ao sul da ilha serão visitadas até o dia 6. O encerramento será no dia 6, às 20 horas, na Vila. Sem dúvidas uma  boa oportunidade para os turistas conhecerem uma das mais tradicionais manifestações culturais de Ilhabela.

A folia é uma tradição que relata quando os três Reis Magos – Gaspar, Belchior e Baltazar – viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Consta que naquela ocasião ofereceram ao Menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade.

Muitos países celebram a data, e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil. Em alguns países europeus, a Festa de Reis é celebrada com mais solenidade que o próprio Natal e os presentes são dados no dia 6 de janeiro.

No Brasil, principalmente no interior, ocorrem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens europeias da celebração, mas que adotaram formas e expressões locais na música, na dança e nas orações, dependendo da região do país.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.