São Sebastião Transporte Coletivo

Ecobus garante que atende as normas e oferece bom serviço em São Sebastião

Tamoios News
Fotos: Andre Santos/ PMSS

A empresa Ecobus, que faz o transporte público em São Sebastião, tem sido questionada por usuários, principalmente, nas redes sociais, pelos serviços prestados na cidade.

Um grupo de usuários programou um protesto na segunda(8), às 13 horas, em frente a Igreja Matriz, para cobrar melhores serviços por parte da empresa.

A empresa recebe reclamações, nas redes sociais, como  atrasos no percurso, descumprimento dos horários de itinerário, falta de manutenção dos veículos, falta de treinamento dos motoristas, insuficiência de frota e superlotação.

A empresa Auto Viação São Sebastião opera na cidade desde a sua fundação em 1986. Em 2006, durante a gestão do ex-prefeito Juan Pons Garcia, foi adquirida por um grupo de empresários e passou a ser chamada de Ecobus.

A empresa conta com 302 funcionários e opera com 131 ônibus, sendo 26 deles adaptados, inclusive com elevadores, para o transporte de pessoas com necessidades especiais.

A Ecobus também conta com câmeras de segurança, wi-fi e aplicativos para facilitar aos usuários o acompanhamento nos horários dos veículos.

A empresa atende toda a costa de São Sebastião, desde a divisa com Caraguatatuba (Costa Norte) até a divisa com Bertioga (Costa Sul), uma extensão de aproximadamente 128 kms de ponta a ponta da cidade. A Ecobus atende cinco linhas na cidade.

O Tamoios News procurou a direção da empresa para saber como a Ecobus avalia as reclamações e o protesto previsto para segunda(8). Também publicamos, abaixo, um laudo feito por peritos judiciais sobre as condições dos coletivos, horários e itinerários.

Ecobus

Luis Genioli, empresário e proprietário da empresa Ecobus, explica que a estrutura operacional da Ecobus foi concebida, respeitando-se as características e necessidades do sistema de transporte urbano de São Sebastião.

“Temos números para provar o absurdo das denúncias e afirmações que estão sendo feitas negativamente. As viagens programadas são cumpridas no mínimo 95%, o nosso índice de acidentes e reclamações oficiais são praticamente 0%”, afirma Genioli.

Genioli também comentou sobre a quebra de veículos e atraso nas linhas.

“As dificuldades que temos para prestar o serviço aqui são muitas, principalmente, com os problemas das chuvas e as barreiras que caem constantemente. Têm dias que não tínhamos funcionários, pois eles não conseguiam ir até a garagem, devido à interdição da estrada na  madrugada, no trecho das Cigarras. Mesmo assim, procuramos operar normalmente, sem prejuízos aos usuários”, contou.

“Quanto as quebras, sinto muito por haver esses tipos de incidentes, porém os nossos ônibus são como qualquer outro veículo de transporte e infelizmente estão sujeitos a esse tipo de imprevistos. As estradas da nossa cidade são repletas de curvas, algumas íngremes, onde geralmente se exige um pouco mais da capacidade do motor do veículo. Nos bairros, alguns acessos também não colaboram com o tráfego dos ônibus, são ruas sem pavimentação correta, danificando desta forma os veículos e mesmo as pessoas sendo instruídas e sabendo de todos esses problemas, ainda assim, culpam a empresa”, lamentou o empresário.

Segundo Genioli, a empresa possui uma estrutura totalmente automatizada, com monitoramento por câmeras que registram tudo o que acontece nos coletivos e informam em tempo real ao CCO(Centro de Controle Operacional).

O empresário informou ainda que a Ecobus mantém uma página no Facebook, que informa diretamente aos seus usuários todos os esclarecimentos e sanam qualquer tipo de dúvidas. “Sempre nos colocamos à disposição da população, das autoridades e dos usuários para reuniões e debates que visam à melhoria e a qualidade do transporte urbano na cidade”, finalizou.

Laudo

O Tamoios News teve acesso a um laudo, feito no ano passado, por um perito designado pela justiça para apurar as condições dos veículos da Ecobus. O documento contém 34 páginas.

Elevador para cadeirantes

O laudo foi solicitado pela justiça devido a uma ação civil pública impetrada contra a empresa. A ação apura problemas como atrasos no percurso, descumprimento dos horários de itinerário, falta de manutenção dos veículos, falta de treinamento dos motoristas, insuficiência de frota e superlotação.

A perícia foi feita pelo engenheiro Roulf Elvis dos Santos com a colaboração de outras seis pessoas e concluída no dia 16 de junho do ano passado.

O laudo constatou que a Ecobus atendia as exigências de conservação e manutenção de seus veículos. Os peritos atentaram que ato de vandalismo era o maior problema enfrentado pela empresa, principalmente, em danos causados nos assentos dos coletivos.

Monitoramento da empresa checa tudo o que acontece no coletivo

Com relação à higiene e limpeza, os peritos constatam que a empresa atendia as exigências. Com relação às questões de segurança, acessibilidade e motoristas, o laudo informou, que apenas três veículos da empresa não tinham elevadores para transporte de cadeirante pois tinham sido fabricado em 2007. A pericia feita na documentação dos veículos confirmou que estava tudo em ordem.

Com relação ao monitoramento, os peritos confirmaram que a empresa tem controle de todas as ocorrências registradas nos veículos, inclusive, nas linhas, itinerários e velocidade praticada pelos motoristas. O perito mostrou que no dia 7 de junho de 2018 o relatório da empresa mostrava que a linha Guaecá-Morro do Abrigo sofreu um atraso de 2,5 minutos.

6 Comentários

  • Isso aí que vocês postou publicou tamoios News que a manifestação é as 16:00 é mantira .como vocês tamoios News tem coragem pública uma mentira dessa .que jornalismo é vocês . o protesto verdadeiro e as 13:00 do dia 8 . Outra coisa isso que vocês tamoios News públicou também que a ecobus atende todas todas as normas de serviço é mantira deslavada

  • JORNALISMO LIXO!!! FAVORECENDO A EMPRESA!!! ONDE JA SE VIU FAZER REPORTAGEM AVALIANDO SOMENTE A EMPRESA SEM OUVIR A POPULAÇÃO QUE ESTA INDIGNADO COM O SERVIÇO PRESTADO!!! DIA 8 AS 13 HORAS ESTAREMOS LA!!! PRA ESCLARECER OS FATOS PRA VOCÊS! JORNALISMO LIXO!!! NUNCA VÃO SER DE VERDADE, VOCES SAO CÓPIA DA MAIS BARATA !!!!!

  • Os serviços prestados pela Ecobus já foram bem piores, mas ainda estão longe do ideal. A realidade de quem é usuário no dia a dia é muito diferente desses relatórios publicados na reportagem e é claro que o proprietário da empresa vai declarar que a empresa é ótima.

  • Na verdade pego todos os dias 4 conduções, e vejo o desenterece de melhorias para o usuário.
    Vamos começar pelos cobradores que não tem,e com isso envestida em mais roletas do que o nescessário,onde se torna constrangedor na hora de passar com bolças etc…
    Sem se falar que a frota é reduzida nos fins de semana, a grande parte que mora aqui no litoral trabalha feriados e finais de semana.
    Como diz o próprio empresario a estrada não são as melhores,mas eles colocam tempo para o motorista faser a corrida,o obrigando a correr nessas estradas perigosas.
    Sem se falar no preço da passagem de Maresias via Pauba,R$5,00.
    É muita coisa ficaria aqui até amanhã escrevendo a insatisfação.

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