Caraguatatuba Turismo

Caraguá: Comtur quer incluir aula de turismo na grade curricular das escolas municipais

Tamoios News

Caraguá poderá incluir na grade curricular de suas escolas municipais aulas sobre turismo. A medida foi aprovada, recentemente, pelos integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

O projeto chama-se “Caraguatatuba, Esplendor de Beleza Rara” e a ideia é introduzir o tema na grade escolar municipal como disciplina curricular, atendendo alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Segundo Maria Fernanda, no primeiro ano entraria o Turismo Ecológico; no 2º Turismo Responsável; no 3º Turismo Acessível; no 4º Turismo Sustentável e no 5º Turismo Receptivo. “O aluno aprendendo já na sala de aula a importância do turismo e levar para seus pais, familiares e amigos”, define.

Em 2002, foi desenvolvido um projeto nesse sentido, elaborado pela turismóloga Tatiana Omegna, mas, na época, não houve interesse por parte da administração municipal. Na ocasião, Tatiana, formada pela Univap(Universidade do Vale do Paraíba), desenvolveu um projeto específico para a rede municipal de Caraguá, mas o projeto acabou engavetado.

Ações

Na reunião do Comtur foram aprovadas as ações desenvolvidas dentro do Plano Diretor de Turismo (PDTur). São 22 itens determinados dos quais muitos já foram executados, outros estão em andamento e algumas ações serão implantadas.

Reunião do Comtur em Caraguá

Caraguá foi o primeiro município a ter protocolado seu PDtur junto à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. “É importante e vamos trabalhar em cima do que foi planejado e aprovado”, explicou o secretário de Turismo de Caraguatatuba, Cristian Bota.

A apresentação das metas do Plano Diretor foi feita pela turismóloga e chefe de programas e atividades Maria Fernanda Galter Reis e trouxe como novidade a criação do programa Rotas de Caraguá. São quatro roteiros turísticos – Memórias do Caiçara (Histórico), Caminhos de Santo Antônio (Religioso) Cultura Caiçara (Cultura e Gastronomia) e Águas Caiçaras (Ecoturismo).

São roteiros que podem ser feitos a pé ou com receptivos turísticos, onde o visitante pode conhecer vários perfis do município.

Algumas ações contam com a participação direta da comunidade e do próprio turista, como Cortês e Gentil Caiçara, Turismo Sim,  Turista Cidadão do Mundo e Caraguatatuba, Esplendor de Beleza Rara.  São cartilhas a serem entregues para alunos e visitantes com o objetivo deles descobrirem a importância do turismo para todos os setores.

Na parte de Infraestrutura está o Complexo Turístico Mirante do Camaroeiro, cuja obra já está em andamento, o Parque Linear do Rio Santo Antônio, a implantação do Posto de Informação ao Turista na entrada da cidade no pé da serra.

Mobilidade Urbana, sinalização, balneabilidade das praias, identidade visual, Conecta Caraguá (Wi Fi Zone) também são medidas previstas e algumas já executadas com base no PDTur,  assim como o Capacitur, curso focado para o desenvolvimento do segmento.

Reformas e intercâmbio entre os entrepostos de pescas do Porto Novo, Camaroeiro e Cocanha são outras ações, assim como a participação em feiras para a divulgação de Caraguatatuba.

Reforçar o calendário turístico com mais divulgações, site específico para esse público e pelo menos um evento por mês são metas já colocadas em práticas e aprovadas pelo Comtur.

A busca para a implantação de uma agência receptiva foi outro desafio vencido uma vez que já há um receptivo em funcionamento em Caraguatatuba.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.