Ilhabela Turismo

Comércio espera aumento de 20% no faturamento na Temporada

Tamoios News
Fotos: Leonardo Rodrigues/TN

Expectativa é grande no período de dezembro a fevereiro 

 

Com a proximidade das férias escolares e as festas de final de ano, turistas de todo Brasil se preparam para viajar e aproveitar o Verão. E o litoral do país é o local que mais recebe visitas nesta época do ano. Ilhabela já está se preparando para oferecer descanso, lazer e entretenimento aos turistas que escolherem o arquipélago como destino.

“Nossa cidade tem vida todo o ano, mas muitos negócios só conseguem funcionar mesmo durante o Verão. Por isso, nos preparamos para receber bem os turistas, que queremos aqui durante todo o ano, e não só na temporada”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.

A expectativa do comércio é grande para esse período, de dezembro a fevereiro. “Estamos animados com essa temporada, nossa expectativa é de um crescimento de 20% em relação ao faturamento do ano passado”, explicou Wilson Santos, presidente da Associação Comercial de Ilhabela.

Segundo Santos, este aumento no faturamento se deve a dois fatores: primeiro, a retomada da economia e, segundo, ao trabalho realizado pela Prefeitura de Ilhabela e a presença da secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo em feiras de turismo, conseguindo captar e convencer o turista em escolher o destino Ilhabela para passar as férias. “Além disso, o veranista também está retomando sua vinda para a cidade e tudo isso beneficia o comércio e aumenta o faturamento. Estamos bem otimistas”, concluiu o presidente da associação.

Prevendo essa movimentação na cidade, os comerciantes começaram a fazer contratações de funcionários já na segunda quinzena de novembro, e devem injetar cerca de 450 a 600 trabalhadores temporários no comércio. “Sabendo que nessa época do ano a procura por mão de obra cresce, nossa administração tem apostado em cursos profissionalizantes para que esses trabalhadores possam atender com mais qualidade os turistas que procuram a cidade. Através de cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade e a parceria que temos entre o PAT e o Via Rápida, um programa do Governo do Estado, conseguimos qualificar a mão de obra local para que a população possa crescer no mercado de trabalho”, destacou o prefeito Márcio Tenório.

Para garantir atendimento flexível aos turistas, os comerciantes, principalmente os restaurantes, apostarão na mudança do horário de atendimento, estendendo o funcionamento. Além disso, a Associação Comercial de Ilhabela pretende incentivar promoções pontuais visando atrair os clientes. “Vamos fazer essa campanha entre os empresários para incentivar os turistas a consumirem no nosso comércio e, assim, movimentar ainda mais nossa economia”, ressaltou Wilson Santos.

Outro ponto que anima os comerciantes é a chegada dos cruzeiros, que já começaram a atracar em Ilhabela. Nessa temporada o arquipélago receberá 55 escalas, 40% a mais que no último ano. Cerca de 147 mil turistas desembarcarão dos navios que movimentarão a cidade no período de 28 de novembro de 2017 a 29 de março de 2018.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.