Ilhabela Turismo

Interior de São Paulo “descobre” as belezas de Ilhabela

Tamoios News

Em julho, turistas do interior ocuparam a maioria das vagas nos hotéis e pousadas da ilha

Por Salim Burihan

Ilhabela, com sua programação de julho, conseguiu atrair milhares de turistas. Turistas estrangeiros a ilha recebe o ano inteiro, nesta temporada de julho, no entanto, o destaque foi o  grande número de visitantes oriundos das cidades do interior de São Paulo.

Por onde se anda na ilha, nas praias, na vila(centro comercial), restaurantes, bares e hotéis, nota-se a presença de milhares de turistas do interior paulista.

Entre elas, pessoas de São José do Rio Preto, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, Sorocaba, Araraquara e Jundiaí. Nota-se a grande presença de turistas do interior pelas placas dos carros estacionados a beira mar, na vila ou nos estabelecimentos hoteleiros.

A expectativa da prefeitura é de que o comércio local deve faturar algo em torno de R$ 100 milhões na temporada de julho. Tudo devido à beleza natural da ilha, do veranico registrados ao longo do mês, com dias ensolarados e calor e é claro pelas atrações oferecidas.

Ilhabela, através da prefeitura, da Associação Comercial e do Yatch Club, promoveu bons atrativos durante o mês de julho, o principal deles, foi  à semana internacional de vela, em sua 45ª edição.

Marcelinho Carioca, Prefeito Marcio Tenório e o vereador Mauricio Bardusco

Para o prefeito Márcio Tenório, um caiçara da gema, a movimentação turística, gera renda e principalmente, emprego para a maioria dos ilhéus. É verdade, não faltaram oportunidades de emprego na cidade ao longo deste mês de julho.

Comércio

“O mês de julho foi uma surpresa muito boa. O movimento no comércio foi muito acima do esperado”, garante o presidente da Associação Comercial e industrial da Ilha, Rafael Oliveira Moraes.

Segundo ele, a rede hoteleira registrou uma ocupação média acima de 80% ao longo de todo o mês. Boa parte dessa ocupação, segundo ele, garantida pelos turistas do interior do estado.

“A classe B descobriu de vez nossas belezas naturais, nossos principais atrativos turísticos e nossa excelente gastronômia. Os eventos programados pela prefeitura foram de grande importância para o sucesso disso tudo”, afirmou Rafael.

Ele disse que os turistas da classe B não fizeram questão de economizar, apesar do comércio local ter oferecidos preços acessíveis.

“Nota-se que esses turistas, optam pela qualidade e não pelos preços mais em conta. São criteriosos, sabem reconhecer e valorizar o bom atendimento e uma boa gastronomia”, destacou Rafael.

Segundo ele, o ideal agora, é aproveitar a reabertura do aeroporto de São José dos Campos para atrair os turistas de outros estados e regiões, entre elas, o centro-oeste do país. Rafael entende que o aeroporto pode ajudar a incrementar ainda mais o turismo na ilha e região.

Eventos

Segundo ele, a prefeitura continuará investindo em eventos turísticos. “Teremos logo após a semana de vela, o festival da Tainha, depois o festival do Camarão. Teremos bons eventos até o final do ano”, adiantou.

Rafael explicou que o festival do camarão terá novidades este ano. Além de ocorrer em todos os restaurantes, também será montado um espaço especial na vila onde serão reunidos os 27 estabelecimentos que participam do festival.  Nesse espaço, os turistas poderão apreciar e experimentar todos os pratos oferecidos pelos restaurantes.

Ele informou ainda, que a associação, a prefeitura, os hotéis, os buffets e operadoras de turismo vão investir muito nos casamentos promovidos nas praias da ilha. “Este segmento movimenta todo o comércio da ilha, com mão de obra local, gerando centenas de empregos”, disse.

Balsa

O presidente da associação comercial  afirma que o sistema de travessia de a balsa ainda é um problema muito sério para o município.

“São embarcações muito antigas e desgastadas. É preciso modernizar a travessia, diminuir o tempo de espera  e aumentar o número de balsas. O prefeito Márcio Tenório e a associação tem cobrado essas melhorias da DERSA”,  comentou.

Segundo ele, apesar de intenso movimento turístico, Ilhabela não teve problemas com a segurança e a coleta de lixo.  “Está sendo tudo muito tranquilo por aqui com relação a segurança.  A limpeza pública está funcionando muito bem”, finalizou.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.