Turismo

Litoral Norte deve buscar apoio do Sebrae e Estado para incrementar o turismo de avistagem de baleias

Tamoios News
Foto-Júlio Cardoso

Três municípios de Santa Catarina contaram com o apoio do Sebrae e do Governo no Estado de Santa Catarina, de parceria com a Encantos do Sul, dos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para criarem a “Rota da Baleia Franca”. Com isso, estão atraindo turistas nacionais e internacionais. Saiba mais: http://rotabaleiafranca.com.br/

No Litoral Norte de São Paulo, por enquanto apenas Ilhabela e São Sebastião, decidiram investir na avistagem de baleias como atrativo turístico. O trabalho feito por entidades como Projeto Baleia à Vista e Viva Baleias, no monitoramento, registro e preservação das baleias e golfinhos,  poderia também contar com o apoio do Sebrae e do Estado.

Essas entidades já registraram a passagem de mais de 300 baleias pela região e entendem que existem condições de transformar a observação de baleias e golfinhos em atração turística, desde que, sejam respeitados os animais e a avistagem seja feitas por entidades credenciadas.

As prefeituras, por sua vez, devem buscar apoio do Estado e do Sebrae para que essa atividade turística seja melhor explorada, como vem sendo feito nos estados do Espirito Santo e Santa Catarina. Já mostramos aqui no Tamoios News como o Espírito Santo vem trabalhando isso. Hoje, vamos mostrar como Santa Catarina está fazendo. Abaixo texto de Kiara Mila Goulart , do Ministério do Turismo.

Santa Catarina

Os turistas nacionais e internacionais ganharam mais uma opção de ecoturismo no país. A Rota da Baleia Franca, situada em três municípios catarinenses, é a nova alternativa para quem busca observar a natureza de perto. O destino oferta uma experiência única de admirar, por terra, as baleias que passam pelo local. A novidade foi apresentada, neste mês, na 23ᵃ Feira de Turismo Avirrp, em Ribeirão Preto, que teve a participação de representantes do Ministério do Turismo, além de companhias aéreas nacionais e internacionais, operadoras de turismo, redes hoteleiras, companhias marítimas, órgãos públicos de turismo e locadoras de veículos.

Contemplando as cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba, a Rota da Baleia Franca se consolida no estado como uma das opções do destino Encantos do Sul. Além da observação de baleias, estes municípios também somam outros atrativos turísticos, como as 37 praias, centro histórico com mais de 600 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), observação de botos pescadores, cultura e boa gastronomia.

A agente de turismo de Goiânia, Patrícia Guimarães, se interessou pelo roteiro e buscou informações sobre o destino. “Pretendo conhecer e levar esse pacote para vender aos meus clientes, que vão desde o público da terceira idade até jovens que buscam esportes radicais”, disse.

O coordenador da rota, Felipe Uzascki, prevê a geração de mais emprego e renda na região. “Realizamos ótimas parcerias com uma das maiores operadoras de turismo do interior de São Paulo e estamos em negociação para a próxima temporada. Além disso, tivemos uma capacitação para 300 agentes de viagem na abertura do evento (em Ribeirão Preto), que renderá bons frutos”, comemorou.

A ROTA DA BALEIA FRANCA