Litoral Norte Turismo

Movimento turístico no Réveillon 2018 é o melhor dos últimos anos, garantem comerciantes

Tamoios News

É o melhor réveillon dos últimos, garantem os comerciantes do Litoral Norte. Praias cheias, comércios lotados, hotéis com ocupação no limite, trânsito congestionado esta é a realidade do Litoral Norte nos últimos dias.

Há muitos anos, não aparecia tanta gente na região, na passagem do ano. O movimento turístico aumentou já no Natal, um período que nos anos anteriores a presença de visitantes foi bem menor.

“Estou surpreso. Não imaginava que seria assim. Tanta gente”, comentou Sávio Luiz dos Santos, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguá,  a maior da região.

Parece que o Brasil descobriu o Litoral Norte. Tem gente de todos os estados e, principalmente, do interior de São Paulo. Para Sávio, a presença de tantos turistas na região, tem alguns motivos.

“Posse do novo governo, gera expectativa de que a economia vai melhorar; alta do dólar, faz com que os turistas passem o fim de ano e o verão por aqui mesmo; e, a nossa proximidade com São Paulo, Rio e o sul de Minas, a partir da melhoria da Tamoios, facilitou a vinda dos turistas”, afirmou Sávio.

“O tempo está excelente, sol forte, muito calor e as praias cheias. Todo mundo está comentando que nunca viu tanta gente por aqui. Na rede hoteleira, o movimento no Natal foi considerado fraco, mas no réveillon estamos lotados”, comentou Sandra Abril, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Caraguá.

Segundo ela, a rede hoteleira está sofrendo concorrência desleal por parte dos sites de aluguel temporário de casas. “Estão alugando todas as casas que existem na cidade para o réveillon e a temporada. Tenho notado isso”, afirmou.

Os comerciantes alegam que os turistas estão mais econômicos. Procuram conter seus gastos, principalmente, nas praias. A maioria leva seu isopor cheio de bebidas e até petiscos para evitarem gastar na praia.

Procuram também, por restaurantes mais em conta, tipo prato feito ou por quilo. Preferem alugar uma casa ao invés de se alojarem nos hotéis e pousadas.

Superlotação

Calcula-se que mais de 1,5 milhão de turistas estão na região. Ou seja, cinco vezes mais que a população de toda a região. Essa superlotação tem complicado o trânsito e pode causar desabastecimento de água.

A Sabesp pediu nesta segunda que moradores e turistas façam economia de água porque os reservatórios estão desabastecidos devidos falta de chuva. O excesso de gente ampliou o consumo de água.

Segundo a Sabesp ainda não tem nenhum bairro desabastecido, mas no final da tarde pode haver queda de pressão nas torneiras de residências em bairros mais elevados.

A Sabesp pede que as pessoas evitem lavar calçadas e carros, molhar as plantas, que reduzam o tempo no banho, entre outras medidas, para economizar o consumo de água. Os reservatórios continuam baixos devido a falta de chuva. O excesso de consumo de água nesses dias, complicou a situação dos reservatórios.

A EDP que fornece energia para Caraguá e São Sebastião começou na manhã desta segunda uma operação especial para evitar falta de energia nas duas cidades.

O consumo de energia entre às 21 horas desta segunda e a madrugada de terça será dez vezes superior ao consumo dos dias comuns, mesmo durante a temporada.

Para evitar e contornar possíveis problemas, a EDP está com 29 equipes de plantão até às 6 horas da manhã do dia 1º. A partir do dia 2, oito equipes permanecerão na região.

A PM e a Polícia Civil ganharam reforço, o Bombeiros também, o SAMU ampliou suas equipes e tudo isso para buscar garantir uma virada de ano tranquila na região.

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.