Turismo

Naufrágio do “Príncipe de Astúrias” completa 100 anos neste sábado

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

Evento vai lembrar os 100 anos de naufrágio da embarcação neste sábado (5)

O naufrágio do navio “Príncipe de Astúrias” será lembrado neste sábado (5) quando completará 100 anos. A Prefeitura de Ilhabela e a Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião – Marinha do Brasil realizarão na mesma data um cerimonial no mar em homenagem às vítimas.

A solenidade será realizada a bordo de um navio da Marinha próximo à Ponta da Pirabura – local onde o navio naufragou em 5 de março de 1916 – e terá a parceria da Marina Igararecê, Yacht Club de Ilhabela, Sportmar Empório Náutico e Sociedade Amigos da Marinha (Soamar). Além do lançamento da coroa de flores, outras embarcações acompanharão o navio da Marinha até a Ponta da Pirabura, que fica a extremo leste de Ilhabela.

Em novembro do ano passado, durante a feira Smart City World Congress, realizada em Barcelona, na Espanha, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, conheceu Isidor Prenafeta, autor do livro “El mistério de Príncipe de Asturias – El Titanic Español” e neto de um tripulante sobrevivente. Como parte dos eventos que marcarão o centenário será lançado o livro “Ilhabela – Príncipe de Astúrias – Um Mistério entre Dois Continentes”, de autoria de Jeannis Michail Platon, baseado em investigações e no depoimento de Isidor Prenafeta. O livro traz informações sobre a história e revela importantes acontecimentos que antecederam o misterioso naufrágio.

Como mergulhador profissional e estudioso dos naufrágios na Costa Brasileira, Jeannis Platon dedicou 18 anos às expedições aos destroços do Príncipe de Astúrias.

No Museu Náutico localizado no Parque da Usina “Prefeito Geraldo Junqueira”, na Água Branca, encontram-se várias peças recuperadas do Príncipe de Astúrias, além de uma réplica do navio.

O naufrágio é uma das maiores tragédias marítimas ocorridas em todo o mundo, a maior na costa brasileira. O Príncipe de Astúrias foi um navio transatlântico construído para fazer a linha regular de passageiros e cargas entre Barcelona e Buenos Aires. Era considerado o transatlântico mais luxuoso da Espanha.

Em 5 de março de 1916, o navio se dirigia ao porto de Santos, fazendo sua sexta viagem à América do Sul. Chovia forte e a visibilidade era baixíssima, quando durante a madrugada, o navio bateu violentamente na laje submersa da Ponta da Pirabura. Pouco depois o navio estava totalmente submerso. Oficialmente 445 pessoas morreram e apenas 143 sobreviveram, porém, o navio teria centenas de clandestinos que viajavam nos porões. Estima-se que mais de mil pessoas morreram neste naufrágio.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMI

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.