São Sebastião Turismo

Prefeitura organiza retomada do ecoturismo na cidade

Tamoios News
Fotos: Celso Moraes/ PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) e em parceria com o Parque Estadual da Serra do Mar está organizando um projeto de retomada no ecoturismo em São Sebastião.

A retomada passa pela transformação de um decreto feito em 1998 em lei, que visa instituir o trabalho dos monitores de ecoturismo e das atividades de aventura. Foi feita a minuta da lei, que posteriormente foi discutida com a Associação de Monitores de Ecoturismo, Esporte de Aventura e de Guarda Parques de São Sebastiao (AME-SS), vai ser apresentada no Conselho Municipal de Turismo de São Sebastião (COMTUR) e posteriormente será encaminhada à Câmara de São Sebastião na volta do recesso.

A lei prevê dentre outras coisas a obrigação da contratação de serviços de condutores locais, credenciados pela prefeitura, para a realização das atividades, exceto nas autoguiadas. O credenciamento desses condutores se dará mediante um curso que vai ser oferecido em parceria da SETUR com o Centro Integrado Profissionalizante (CIP) para pessoas residentes em São Sebastião, os concluintes desse curso poderão atuar na cidade como condutores locais.


Segundo a SEMAM o trabalho na parte da reestruturação já teve início e ainda está acontecendo na trilha da Cachoeira da Pedra Lisa com algumas adequações, como a colocada de um assoalho de madeira para facilitar a locomoção dos visitantes em decorrência do acúmulo de lama no local. Ainda de acordo com a SEMAM todas as trilhas sofrerão readequações futuras, que vão desde a poda da vegetação que invade a trilha, a retirada de árvores caídas que obstruam a passagem, até a construção de decks, corrimãos, emplacamento do caminho, entre outras coisas.

Para o diretor de Planejamento e Abastecimento da SEMAM, Leandro Saadi, o ecoturismo vem para acrescentar na economia da cidade. “As florestas e os recursos naturais não podem ser vistos como impedimentos ao desenvolvimento, pelo contrário, eles quando aliados ao ecoturismo tornam-se uma importante fonte de renda”, disse ele.

O chefe da Divisão de Fomento da SETUR, Jucilei Pereira, também comentou sobre a importância da retomada do ecoturismo no município. “É preciso fomentar e desenvolver o turismo em São Sebastião, e nós temos muito potencial nisso, pois concentramos uma grande mata e várias trilhas e cachoeiras dentro dela”, disse ele.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.