Meio Ambiente Turismo Ubatuba

Ubatuba: Fundação Florestal, Prefeitura e entidades náuticas discutem limitação de turistas na Ilha Anchieta

Tamoios News
Ilha Anchieta em Ubatuba / Foto: Divulgação

Representantes do Parque Estadual da Ilha Anchieta, da Prefeitura e da Associação das Marinas, entre outras entidades, se reúnem logo mais às 18 horas desta quarta(29) na sede da Secretaria de Turismo de Ubatuba para dar prosseguimento às discussões sobre o Plano de Ordenamento Turístico na Ilha Anchieta.

Como se trata de uma unidade de conservação desde 2005 vem sendo realizados estudos no sentido de ordenar o acesso de turistas as praias da ilha, um dos locais mais visitados em Ubatuba. O estudo pretende definir o limite de pessoas e de embarcações nas praias do Presídio, Sul e do Engenho.

Na praia do Presídio, onde fica o único pier de atracação de embarcações na ilha, atualmente, só podem atracar uma escuna(de cada uma das empresas) por dia. Dezessete empresas exploram os passeios de escuna até a ilha, onde existe ruínas de um antigo presídio.

Segundo a Fundação Florestal, apenas 1020 turistas podem visitar o local, diariamente. O ordenamento, que tem como objetivo preservar a unidade de conservação, se estenderá para outras praias. Extra-oficialmente, um estudo feito na praia do Engenho, determina que apenas 256 pessoas por dia poderão visitar o local. Na praia do Sul, o limite deverá ser de 136 pessoas por dia.

Essas limitações ainda estão em fase de estudos. Cinco reuniões já foram feitas anteriormente para tratar do ordenamento. Assim que o estudo em definitivo for concluído, será feita uma portaria pela Fundação Florestal, detalhando a limitação de visitantes, as normas a serem seguidas pelas empresas que exploram o turismo náutico em Ubatuba e a partir de quando essas normas devem entrar em vigor.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.