Litoral Norte Vendaval

Ventos de até 123 Kms/h causaram muitos danos no Litoral Norte

Tamoios News

O domingo começou lindo, com muito sol e forte calor, mas no final da tarde o tempo mudou e ventos com rajadas de até 123 Km/h atingiram a região. Ocorreram quedas de árvores e suspensão de energia e telefonia. A travessia de balsas foi suspensa por quatro horas. No mar, proprietários de embarcações e banhistas foram surpreendidos pela virada do tempo. Os bombeiros e o Gbmar tiveram muito trabalho

Por Salim Burihan

Equipes da Coordenadoria da Defesa Civil das quatro cidades da região seguem o monitoramento das áreas de risco e o atendimento de ocorrências em virtude do vendaval que atingiu o Litoral Norte na tarde de domingo (28).

O vendaval, que chegou a ter rajadas de até 123 Km/h, derrubou árvores, estruturas e fachadas e rompeu cabos de energia, telefonia e internet.

Até o momento, não há registro de pessoas feridas nas quatro cidades. Foram vários resgates de pessoas “isoladas” em ilhas na região e uma família com uma criança de nove meses foi resgatada após a embarcação naufragar em Ilhabela.

Veja vídeo sobre o vendaval de ontem:

Cidades

Ilhabela e São Sebastião foram as cidades mais castigadas pelo vendaval. Ilhabela decretou Estado de Emergência devido as inúmeras queda de árvores, que provocaram interrupção no tráfego e falta de energia e de telefonia.

As equipes dos bombeiros atuam em vários bairros para desobstruir vias. A Elektro, empresa que fornece energia na ilha, faz a retirada de árvores e galhos da rede elétrica para restabelecer a energia na cidade.

Segundo a defesa civil foram mais de 50 avisos de queda de árvores no município. A estrada de Castelhanos ficou isolada após queda de árvores e jipeiros e turistas ficaram “retidos” na estrada. Bombeiros e defesa civil fizeram o resgate.

A Prefeitura de Ilhabela informou que, após os transtornos que acometeu a cidade devido às fortes chuvas e ventos, está providenciando dois terrenos para a disposição temporária das podas. Ressaltando que a disposição de resíduos de construção civil – RCC está vedada.

A Administração ainda informou ainda que convoca todos os caminhoneiros e caçambeiros para participarem de reunião emergencial que será realizada hoje (29) às 15h no Auditório do Paço Municipal, no Perequê, para tratar da destinação das podas.

A Prefeitura de Ilhabela, também, suspendeu o atendimento ao público no Paço Municipal. Todos os funcionários estão mobilizados em atenção ao atendimento das ocorrências e soluções das demandas.

São Sebastião

Os primeiros levantamentos dão conta de 27 registros de quedas de árvores na rodovia Rio-Santos no trecho da região central da de São Sebastião, segundo a prefeitura.

Houve também 16 pontos de ruptura na fibra óptica de telefonia e internet entre o centro e a Costa Norte e o registro de queda de energia de Barra do Sahy até o Canto do Mar.

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, e regionais da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) passaram a madrugada nas ruas para desobstrução dos pontos de quedas de árvores.

Até o momento, não há registro de vítimas ou famílias desabrigadas. Com o vendaval apenas o número 153 está em operação para atendimento às ocorrências.

Ubatuba

Os bombeiros atendem chamadas para desobstrução de vias obstruídas por queda de árvores em alguns bairros. Vários bairros ainda estão sem energia devido a queda de árvores e galhos na rede elétrica. Ninguém ficou ferido.

Caraguá

Ocorreram quedas de árvore em alguns bairros, como Tabatinga e Martim de Sá, mas segundo consta, ninguém ficou ferido. A defesa civil e os bombeiros estão prestando serviços e monitorando as áreas de risco.

Mar

Muitos proprietários de embarcações e empresas de turismo náutico foram surpreendidos pela força dos ventos e da maré. O caso mais grave ocorreu em Ilhabela, quase no final da tarde, quando uma embarcação naufragou, próximo a Ponta das Canas, região norte, e os tripulantes, entre eles, uma criança de nove meses, foram resgatados, por uma outra embarcação, quando estavam à deriva em um bote salva vidas. Foi um resgate emocionante. A família foi levada em segurança até o Iate Clube de Ilhabela.

Em São Sebastião, a força do vento virou uma banana boat em Juquehy. Os banhistas sem condições de retornar à praia foram resgatados pelo Gbmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos).

Em Caraguá, um grupo de banhistas ficou isolado na Ilha da Cocanha, também foram resgatados pelo Gbmar com o uso de uma embarcação.

Em Ubatuba, doze pessoas ficaram retidas na Ilha do Pontal, entre a Maranduba e o Sapê, o Gbmar utilizou uma lancha de recreio para resgatar os banhistas.

Não se tem ainda informações de embarcações a deriva no Litoral Norte devido aos fortes de ventos ocorridos ontem. Estamos aguardando informações da Capitania dos Portos, até o momento, não foi possível contato com a delegacia.

 

1 Comentário

  • “Em São Sebastião, a força do vento virou uma banana boat em Juquehy. Os banhistas sem condições de retornar à praia foram resgatados pelo Gbmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos).” Eu só queria dizer que essa informação tá bem errada! Eu e uma amiga fomos umas das vítimas que caíram da banana boat e ficaram em alto mar com mais um grupo de pessoas. NINGUEM resgatou a gente! Simplesmente o mar e o vento fez a gente desbocar numa prainha cheia de pedra e graças à DEUS estamos vivos! Os bombeiros chegaram no local onde fomos parar 1 hora depois ou mais. Isso pq Juquehy não tem resgate e eles vieram de Maresias.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.