Litoral Norte Verão

Verão: Praias Camburi e Camburizinho ganham coletores de bitucas

Tamoios News

Em quase um ano de trabalho em 2018, a equipe da ASCAM ( Associação de Surf de Camburi) contabiliza números impressionantes na Campanha Educativa “Operação Litoral Limpo” 2018, acerca de abordagens em educação ambiental, retirada de animais e coleta de micro lixos da praia. Foram mais de 16.000 abordagens junto aos usuários, sendo cerca de 1.200 sobre animais na praia, com cerca de 90% de aceitação e adesão por parte dos donos dos “Pets” com a saída imediata; e quase 73.000 resíduos coletados sendo 55% de plástico e 38% de bitucas do montante.

Fazem parte dessa equipe da ASCAM, como voluntários, os biólogos, gestores ambientais e empresários com Edson Lobato – Fredê, Guilherme Bertuzzo, Elis Angelo Soares, Luccas Rigueiral e Twnay.

Com base nessa experiência e informações relevantes, partir da segunda quinzena de dezembro serão instalados coletores de bitucas ao longo da praia de Camburi e Camburizinho situada na Costa Sul de São Sebastião garantindo reforços para manter a natureza protegida. No dia 27/12, acontece a primeira ação da ASCAM no âmbito da Campanha Educativa “Operação Litoral Limpo” feita em parceria com a Bem Bolado Brasil e a Prefeitura de São Sebastião, responsável pela destinação final dos resíduos sólidos, incluindo as bitucas e outros micro lixos que, infelizmente, ainda são encontrados nas areias das praias sebastianenses, conforme os dados e gráficos desenvolvidos.

A iniciativa de instalação de coletores de bitucas ao longo da praia será algo inovador e contará com o apoio da Bem Bolado Brasil, que apoia como parceira a campanha educativa desse ano em pró de manter as areias preservadas de resíduos poluidores. Outra novidade são suportes de lixo Niltex, cujo formato é considerado inovador pela ABRAPS (Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável) no evento "Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável&quot.

Essas parcerias são fundamentais uma vez que desde 2012 a Bem Bolado Brasil investe na criação de produtos inovadores, sempre movida por estar no caminho do bem à favor da natureza. A Bem Bolado investe em marketing digital, com o propósito de trazer novas ideias, produzindo conteúdo nas redes sociais através de projetos especiais em parceria com artistas, bandas, coletivos e poetas. Impulsionada por esta energia criativa, a Bem Bolado Brasil consolidou-se como uma das marcas jovens mais atuantes nas redes sociais no país.

A conscientização será realizada por meio da contratação de jovens da própria comunidade, que receberão uniformes personalizados para serem reconhecidos como os Agentes Ambientais da ASCAM e identificados nas ações de conscientização para a manutenção da qualidade de vida e do meio ambiente, abordando questões relacionadas a lixos e animais domésticos na praia, graças aos apoios e da parceria com Bem Bolado Brasil e da PMSS.

Gabriel Medina, no início da carreira, venceu na década de 90 campeonato promovido pela Ascam

Fundada nos anos 90, os organizadores da ASCAM e seus atletas de surfe sempre atuaram em projetos locais de limpeza das praias, em defesa da Mata Atlântica e dos corpos d'água, como o Rio Camburi. Vale destacar que foi através de campeonatos da entidade durante décadas que despontaram novos talentos do esporte como Felipe Toledo, Miguel Pupo e o bicampeão mundial Gabriel Medina.

 

1 Comentário

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.