
Arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião
Instituto é responsável pelo acompanhamento e fiscalização do Arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião, e Ilhas das Cabras e Palmas, em Ubatuba
Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião
O Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, possui uma unidade em São Sebastião, no bairro Arrastão desde 1987. Seu objetivo principal é promover ações para proteção da biodiversidade brasileira e do patrimônio natural.
Além de apoiar pesquisadores que buscam informações sobre as unidades de conservação federais instaladas no Litoral Norte paulista, o ICMBio é um órgão de fiscalização e controle do Arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião, e das Ilhas das Cabras e Palmas, em Ubatuba.
Um dos grandes desafios do instituto é finalizar ainda este ano o Plano de Manejo. O documento funcionará como um Plano Diretor, ou seja, irá nortear as ações e atividades a serem executadas nos próximos anos.
Para sua elaboração, conta com o corpo técnico de funcionários da unidade sebastianense e apoio de pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo). Um Conselho Consultivo das Unidades de Conservação poderá também opinar sobre o assunto.
À frente da chefia do ICMBio em São Sebastião está a bióloga Kelen Luciana Leite, que atua no instituto desde 2007 e retornou ao cargo este ano. Em entrevista ao Tamoios News, ela destacou que a força do voluntariado nas cidades de São Sebastião e Ubatuba também é grande.
Em 2016 o instituto abriu edital para o processo de seleção de novos voluntários para atuação nas atividades de campo, manejo do coral sol e auxílio nas ações de sua competência. “Tivemos 220 inscritos em Ubatuba e 70 cadastrados em São Sebastião. Destes números, selecionamos 51 pessoas para doarem um pouco do tempo livre”, contou Kellen.
A chefe do ICMBio destacou ainda que o instituto desenvolve, além das atividades de fiscalização, algumas palestras em escolas e um concurso anual de redação entre as unidades escolares. Os vencedores são premiados com um passeio ao Arquipélago de Alcatrazes.
Conselho Consultivo – Em breve, o Conselho Consultivo das Unidades de Conservação será outro importante apoio ao desenvolvimento do Plano de Manejo do ICMBio em São Sebastião.
O colegiado com 24 cadeiras vai opinar sobre as normas previstas no documento e sugerir eventuais alterações antes do plano ser enviado à Brasília para publicação.
Participam do conselho, representantes de órgãos públicos, a sociedade civil, setores pesqueiro e náutico, além de universidades dos municípios de São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela e Bertioga.