A Operação Verão 2024/2025 da travessia São Sebastião/Ilhabela, realizada entre 15 de dezembro de 2024 e 10 de março de 2025, se destacou na redução de 17% na média dos tempos de embarque. Durante os 86 dias de alta temporada, cerca de 1,15 milhão de veículos e pedestres foram transportados, reforçando a importância do sistema de balsas para a mobilidade na região.
Conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil-SP), por meio do Departamento Hidroviário – agora denominado Coordenadoria de Travessias, a operação conseguiu atender ao aumento da demanda, transportando mais usuários e, ao mesmo tempo, reduzindo os tempos de espera nas embarcações, o que proporcionou uma experiência mais eficiente para motoristas e pedestres.
Na travessia São Sebastião/Ilhabela, o volume transportado superou 1,15 milhão de usuários, incluindo 562.488 veículos e 593.073 pedestres e ciclistas. A operação registrou um aumento geral de 12% do volume transportado, com destaque para o crescimento de 53% no número de caminhões, mesmo com as restrições impostas pela SEMIL nos dias e horários de maior demanda de usuários. O tempo de embarque também melhorou, com 75% das travessias ocorrendo em até 30 minutos no período de maior demanda. Além disso, houve uma redução de 17% na média dos tempos máximos de embarque, representando 18 minutos a menos de espera para os usuários.
Fonte: Semil