Quermesse, shows, ritos religiosos marcam evento tradicional da comunidade católica de Guaecá
As tradições religiosas são mantidas e têm, cada vez mais, atraído a participação dos moradores de São Sebastião. Neste domingo, 18 de outubro, é celebrado o dia da Mãe Rainha, comemorado pela comunidade do Guaecá e bairros vizinhos com muita confraternização, quermesses, bingos, ritos religiosos e a procissão, um dos pontos altos do evento, que neste domingo, a partir das 18 horas, com a participação da Banda Municipal Manoel Ladislau de Mattos e celebração de missa encerrando as festividades.
A 14ª Festa da Mãe Rainha começou sexta-feira, 16, na área da Capela Mãe Rainha, com barracas de pastel e outras delícias. Uma das atrações é o bingo promovido todos os dias no salão da capela, além dos shows animando o público. Na sexta foi a vez da “Banda D2” e no sábado, 17, “Os Harrys” agitaram os jovens e todos o participantes.
Coordenadora da festa, Sueli Charles, agradeceu o apoio de todos e explicou que várias comunidades da região participam nos atos religiosos levando imagens da Mãe Rainha que retornam à capela para a procissão e missa de encerramento das comemorações. “É uma festa da comunidade e muito bonita porque reúne as famílias, explicou Sueli, frisando a importância da manutenção das tradições no município.
Para o morador em Toque Toque Grande, Ademir Spezia, é a oportunidade de os moradores se confraternizarem. Acompanhado da esposa e dois filhos, é a quarta vez que a família participa da festa da Mãe Rainha, no Guaecá. “É muito gostoso, O pessoal sempre participa da nossa Festa de Santana, no bairro, e a gente retribui com o mesmo carinho. O munícipe disse que esses eventos tradicionais são importantes para a população e destacou o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) que forneceu as tendas pra as atividades e os shows. “Essa parceria é muito boa para as comunidades que não teriam como fazer tudo sozinhas”, explicou Spezia.
Fonte: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov