Cidades

2ª Pré-Conferência de Assistência Social de São Sebastião

Tamoios News
Rosangela Falato
Rosangela Falato

Pessoas de todas as idades participaram de pré-conferência na Topolândia

Entre os temas debatidos estava a ampliação de projetos para jovens e idosos

Melhorar as condições de atendimento e ampliar programas voltados a jovens e idosos, bem como discutir questões envolvendo dependência química e população em situação de rua. Essas foram algumas das propostas discutidas por mais de 100 moradores da região central de São Sebastião, que participaram da segunda Pré-Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na terça-feira (14), nas dependências do Centro Comunitário da Topolândia.

A proposta das pré-conferências promovidas pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), é preparar a comunidade para a IV Conferência Municipal de Assistência Social que será realizada em 1º de agosto, das 9h às 18h, nas dependências da Faculdade UniBR (Rua Agripino José do Nascimento, 177, Vila Amélia) região central de São Sebastião. Na ocasião, serão discutidas e apresentadas as propostas de São Sebastião que serão defendidas na X Conferência Estadual de Assistência Social que acontecerá de 6 a 8 de outubro em Águas de Lindóia. São Sebastião também elegerá os delegados que representarão o município na conferência estadual e posteriormente na X Conferência Nacional, marcada para o período de 7 a 10 de dezembro, em Brasília.

Objetivos

“Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” é o tema central em debate este ano com a proposta de analisar, propor e deliberar, com base nas discussões e avaliações locais, as diretrizes e gestão, bem como o financiamento do Sistema Único da Assistência Social reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federativo. Em São Sebastião, os trabalhos estão sob a responsabilidade de comissão organizadora da conferência coordenada por Elizabeth Chagas Beth Chagas. Ela destacou a importância da participação popular nas discussões pertinentes à toda sociedade e o fortalecimento da Assistência Social no município como uma ferramenta fundamental não somente para os cidadãos em estado de vulnerabilidade social, mas para toda a população.

O tema foi apresentado pela assistente social do Lar Vicentino, Silvyane Prata, explicando os objetivos da conferência e apresentado os trabalhos realizados no município. Já a assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região da Topolândia, Ana Paula, explicou de forma didática a necessidade de a população estrar envolvida nas questões e discussões para mostrar quais são as necessidades e problemas da comunidade. Entre as propostas apresentadas nas discussões em grupos, AnaPaula citou a dificuldade da população entender os termos legais. “As pessoas pedem que as leis sejam apresentadas de uma forma mais simples para que possam entender e participar mais”, explicou.

Entre as questões apontadas e que serão levadas à Conferência Municipal estão a criação de serviço de atendimento a adolescentes na faixa entre 12 e 14 anos; ampliação de espaços físicos e vagas em projetos para adolescentes e idosos; melhorias no projeto Ação Jovem; transporte, bem como ampliação e divulgação de serviços destinados à população em situação de rua e dependentes químicos.

Também foram sugeridos cursos profissionalizantes em projetos sociais já existentes, palestras em escolas também voltadas à profissionalização, ampliação de vagas em creches e, entre outros temas abordados, a ampliação da participação da população no Conselho Municipal de Assistência Social com capacitação para que possam entender o funcionamento do conselho.

Fonte: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov

Deixe um Comentário