Cidades

Campanha Outubro Rosa em São Sebastião

Tamoios News
Sesau/PMSS
Sesau/PMSS

Ação envolve a comunidade do Pontal da Cruz

Palestras, orientações e agendamento de exames são algumas das ações desenvolvidas pelas unidades de saúde

As ações da Secretaria de Saúde de São Sebastião para alertar as mulheres sobre a necessidade de realizar exames e fazer a prevenção ao câncer de mama prosseguem, nos próximos dias, nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) ao longo da cidade. As equipes têm promovido atividades variadas envolvendo a comunidade e o público alvo, mulheres entre 40 e 69 anos, que precisam realizar, anualmente, exames de mamografia e preventivos.

Algumas unidades já promoveram ações como a equipe da ESF do Pontal da Cruz, no último dia 15, com palestras para cerca de 30 mulheres, sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, realizadas no salão paroquial da igreja do bairro. Foi apontada a necessidade do autoexame e agendadas mamografias. Um dia antes, cerca de 100 pessoas participaram das atividades da ESF no Canto do Mar, também realizadas na igreja do bairro.

Nesta semana, será a vez de moradores e pacientes atendidos em unidades da Costa Sul e Costa Norte também participarem de ações integrantes do movimento internacional Outubro Rosa que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Na terça-feira (20), as atividades acontecem na ESF de Boiçucanga. Dia 21, nas unidades de Barra do Sahy e também na Costa Norte, na ESF da Enseada. Em Cambury, as ações serão promovidas dia 27 e, dia 30, em Barra do Una, ambas na Costa Sul.

Segundo a coordenadora de enfermagem da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião, Amanda Campos Perez, as ações começam a partir das 9h. Em todas as unidades, serão promovidas palestras sobre prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), Câncer de Mama, orientação em relação a métodos contraceptivos, multidões de busca ativa, ou seja, orientação às mulheres que ainda não fizeram papanicolau e mamografia e agendamento de exames. Entre outras atividades, também haverá palestras apontando a influência da alimentação na prevenção ao câncer e, ainda, eventos como aulas de zumba.

Movimento

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990, na 1ª Corrida pela Cura, realizada em Nova York, nos Estados Unidos, e, desde então, tem sido promovido anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

Fonte: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov

Deixe um Comentário