Cidades São Sebastião

2º Fórum das Kunhangue Ruvixa reúne mulheres indígenas na aldeia em São Sebastião

Tamoios News
Arquivo/Tamoios News

Cerca de 60 mulheres do povo Guarani estão em São Sebastião para o 2º Fórum das Kunhangue Ruvixa (mulheres articuladoras das terras indígenas Guarani), promovido pela Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), na Aldeia Guarani Rio Silveira, em Boraceia, na Costa Sul do município.

A programação do evento, que tem apoio do Fundo Social, teve início na quinta-feira (6) e segue até domingo (9), reunindo indígenas da área de abrangência da CGY das regiões sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo).

Ne sexta-feira (7), foram discutidos temas como a luta pela demarcação de terras e a atuação das mulheres Guarani na política nacional, com uma análise da atual conjuntura política, incluindo a discussão sobre as atuações em Brasília e a campanha #DemarcaYvyrupa.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Taiana Prado, as vereadoras de São Sebastião, Henriana Lacerda e Enfermeira Maria Angela, e as representantes da Uniodonto, Fabiane Claudino e Regina Bellato, participaram da abertura do evento, que tem com um dos principais objetivos propiciar um espaço de reunião e participação de diversas comunidades Guarani.

A programação de sábado (8) será abordado  o debate sobre políticas públicas, saúde e o bem-viver indígena, além da articulação das mulheres Guarani com outros povos indígenas e a preparação para a Marcha Nacional das Mulheres Indígenas. O encontro será encerrado com a troca de sementes e mudas tradicionais, reforçando a importância da medicina e dos saberes ancestrais para a comunidade. O domingo (9) está marcado para o retorno das participantes.

Confira a programação completa no link: https://tinyurl.com/mr2h24vm.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião