Caraguatatuba Cidades

31 unidades habitacionais estão sendo construídas em Caraguá, para abrigar moradores que se encontram em área de risco

Tamoios News

A Prefeitura de Caraguatatuba executa a construção de 31 unidades habitacionais no Balneário dos Golfinhos, na Região Sul do município. As residências estão sendo construídas para abrigar moradores que se encontram em áreas de risco no bairro Rio do Ouro.

Na quarta-feira (03), esses moradores foram reunidos para uma palestra de pré-ocupação ministrada pela Secretaria Municipal de Habitação, com objetivo de fortalecer os vínculos com o local que irão residir, além de trabalhar questões de convívio com a vizinhança.

O investimento gira na ordem de R$ 3,5 milhões e cada unidade tem 45 metros quadrados, sendo dois dormitórios, sala conjugada, cozinha e banheiro.

O encontro serviu para abordar sobre a técnica construtiva que foi realizada na construção das unidades (Steel Frame) e os cuidados necessários com este material.

“O trabalho de pré-ocupação é essencial no processo de ocupação de um empreendimento de interesse social, pois fortalece a comunidade, cria vínculos entre os moradores e diminui os problemas ocasionados por obras de reforma e ampliação das unidades habitacionais por falta de orientações técnicas. O objetivo é tornar esta transição a mais tranquila possível”, destacou a diretora de programas habitacionais, Fernanda de Andrade Cassiano.

O prefeito de Caraguatatuba destacou o trabalho de Regularização Fundiária desenvolvido desde 2017 e explicou que em alguns locais não é possível regularizar por questões de segurança, como áreas de risco ou área de preservação permanente (APP), como é o caso da Av. Américo Timóteo do Rosário no Rio do Ouro.

“Nos próximos meses vocês terão uma casa digna, em local seguro para continuar vivendo bem e com moradia própria. É um momento a ser comemorado. O bairro Golfinhos está em constante desenvolvimento. Já levamos escola, unidade de saúde e campo de futebol. Também estão sendo realizadas pavimentação de ruas e obras contra enchentes; também busco que seja antecipado o sistema de esgotamento sanitário para região, por meio da Sabesp. É o bairro que mais desenvolve e de forma ordenada”, ressaltou Aguilar Junior.

Ainda segundo o prefeito, verbas federais e estaduais já estão sendo pleiteadas para a construção de novas unidades habitacionais na cidade.