Caraguatatuba Cidades

4 mulheres são eleitas vereadoras de Caraguatuba: importância feminina na política é destaque

Tamoios News
Cássia Gonçalves, Vera Lucia de Morais, Vilma Teixeira e Gislaine de Oliveira

Com quatro mulheres eleitas, Caraguatatuba (SP) é a cidade do litoral norte que terá a maior presença feminina na Câmara Municipal a partir de 2025. Cássia Gonçalves de Jesus do Partido dos Trabalhadores (PT), Vera Lucia de Morais do Partido Solidariedade, Vilma Teixeira de Oliveira Santos do Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Gislaine de Oliveira Carvalho Partido Social Democrático (PSD) foram eleitas nestas eleições com 5.339 votos ao todo.

Sendo a quarta colocada no ranking geral de vereadores eleitos na cidade com 1.698 votos, Cássia Gonçalves de Jesus, conhecida como Cássia do PT, irá assumir o primeiro mandato dela. “É um sentimento de reconhecimento de todo trabalho de construção ao longo desses 16 anos de militância política. Sempre acreditei que poderia contribuir de alguma forma nas lutas de nossa cidade”, afirmou Cássia.

Também sendo novata para ocupar uma das cadeiras da Câmara Municipal, Gislaine de Oliveira Carvalho, conhecida como Dra. Lala, afirma que o sentimento é de gratidão aos 1.109 votos que teve. “Sempre participei das decisões políticas nas audiência públicas. Nessas minhas participações sempre tive o sentimento de não me sentir representada pelo vereadores locais, daí me surgiu a vontade de fazer valer a voz da população de verdade, assim me candidatei, para que todos possam se sentir representados de verdade”.

Já Vera Lucia de Morais e Vilma Teixeira de Oliveira Santos irão ocupar o cargo de vereadora pela segunda e quarta vez, respectivamente. Vera Morais se elegeu pela primeira vez em 2020, quando foi a única mulher eleita no município. Nesta última eleição, Vera conquistou 1.378 votos. “Sou extremamente grata a população caraguatatubense por reconhecer o meu trabalho. Meu propósito em participar da política local é representar os mais humildes e apresentar Projetos de Leis voltados, principalmente, ao Social, Educação e Inclusão”, ressaltou ela. Podendo exercer seu quarto mandato, Vilma Teixeira relembra a responsabilidade de exercer mais uma vez o papel de vereadora na cidade. “Sou muito grata a esse povo que defendo seus direitos, faço tudo que for possível para ajuda-los. Pois o voto emana do povo para o povo”. Nesta última eleição, Vilma obteve 1.154 votos.

Apesar de conseguirem ocupar quatro das 15 vagas disponíveis ao todo na Câmara Municipal, a presença feminina na política ainda é pouco presente. “Somos mais de 50% da população brasileira, e estamos longe de ter essa representividade dentro dos parlamentos brasileiros. Temos o compromisso de incentivar cada vez mais mulheres a participar da política e ocupar esses espaços de decisão”, afirma Cássia do PT. “Fiquei muito feliz com minha reeleição e com a vitória de mais 03 mulheres, pois acredito que vai tornar à Câmara Municipal um ambiente mais democrático e agradável. E, principalmente, a população sobe escolher as mulheres que foram eleitas, pois são pessoas, inteligentes e determinadas, que certamente, representaram e apresentaram propostas de melhorias para o coletivo”, acrescentou Vera Morais.

Para o futuro, a expectativa é que cada vez mais mulheres possam ocupar os cargos de poder em Caraguatatuba (SP) e, quem sabe, até ter uma representante feminina para o cargo de chefe do poder executivo. De acordo com Dra. Lala, a perspectiva é que possamos trazer mais mulheres para política, aumentar a participação popular nas decisões do poder pública, levar transparência e clareza a população, pois quanto mais transparência mais teremos um governo eficaz e justo para população. Já para Vilma, a importância da participação da mulher na política é de grande importância. “Ela trás um equilíbrio no legislativo. Sempre incentivei as mulheres da importância delas nesse ambiente. E ir sem medo , pois temos potencial pra estar lá e fazer a diferença. Caraguatatuba terá num futuro muito breve uma mulher prefeita. Já está na hora de levantar essa bandeira. Sabemos que não é fácil, mas aos poucos estamos conquistando o nosso espaço”, finalizou ela.

Redação/Tamoios News