A 40ª Festa de Iemanjá, que faz parte do calendário oficial de eventos do município, bateu recordes com a participação de 57 casas religiosas. Além disso, mais de 10 mil pessoas participaram do evento realizado na Praia do Centro, no último sábado (7).
Participaram 15 casas religiosas de Caraguatatuba, 40 de demais cidades do estado de SP (Guaratinguetá, São Paulo, Pedreira, Campinas, Itatiba, São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Biritiba Mirim, Taubaté, Pindamonhangaba, Butucatu, Mogi das Cruzes, Tremembé, Guarulhos e Valinhos), e duas cidades do estado de Minas Gerais, Uberlândia e Extrema. Além disso, uma equipe de televisão de Salvador (BA) fez a cobertura do evento.
Antes da abertura oficial, houve apresentação do grupo Maracatu Odé da Mata, que tem seu nome como uma homenagem criada a partir de uma saudação ao orixá Oxóssi, em menção à natureza exuberante da região, além do sincretismo religioso deste orixá que é também conhecido como São Sebastião, santo padroeiro da cidade onde o grupo se originou. O sítio Abra de Dentro é um chão que também abrigou e acolhe as ações socioculturais do grupo.
Participaram do evento diversas autoridades, entre elas, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior; o secretário de Turismo, Rodrigo Tavano, além do Pai Alberto de ogum (representando as casas e templos de outras cidades) e Kris Tirado (representando as casas e templos de Caraguatatuba).
O prefeito Aguilar Junior destacou que nestes oito anos de governo sempre fez questão de respeitar todas as religiões, para que todas tenham a oportunidade de expressar sua fé. “Comemorando 40 anos desta linda festa, completo minha jornada, contribuindo para o crescimento deste evento e torço para que continue crescendo, sendo uma referência para todo litoral paulista e região, pois Caraguatatuba respeita todas as religiões”, afirmou.
Ao final da cerimônia, o prefeito e as autoridades presentes acompanharam a entrega simbólica do barco no mar em homenagem a Iemanjá.