São Sebastião recebe um grupo de surfistas do mais alto nível na 4ª edição do Maresias Shootout, evento de surfe que promete um grande show de esporte na badalada praia da Costa Sul. A competição ocorre na sexta-feira (21/11), a partir das 6h, na entrada 20 da Praia de Maresias.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), é uma das apoiadoras do evento, buscando fomentar ainda mais a modalidade e os eventos esportivos no município.
De acordo com a organização do evento, uma grande ondulação se aproxima do Litoral Norte de São Paulo no período da competição, com ondas podendo chegar até 3 metros de altura.
O evento vai contar com aulas de yoga, música, gastronomia, brinquedos infláveis com recreação, pista de skate, expositores, sorteios e brindes. A competição será dividida em categorias masculinas Open e Master, além da feminina Open.
A 4ª edição do Maresias Shootout promete ser um grande sucesso, reunindo atletas de destaque e fomentando o esporte na região.
Rei e Rainha da 20
O Maresias Shootout também consagrará o Rei e Rainha da 20. O título será dado para quem pegar o melhor tubo do campeonato, independentemente de qual categoria esteja competindo.
Na 1ª edição, em 2021, o Rei da 20 foi Igor Moraes, que também conquistou o título da categoria Open e levou o Campeonato brasileiro daquele ano. Quem subiu no topo do pódio da categoria Master do Maresias Shootout 2021 foi o freesurfer, shaper, tube rider e morador de Maresias Sergio Frog.
Na 2ª edição, o surfista Ian Gouveia, integrante do WSL Challenger Series 2023, foi o campeão da categoria Open e coroado como o Rei da 20 ao pegar o melhor tubo da competição. No feminino, Sol Carrion levou o título e na categoria Master Masculino Costinha levantou o troféu de campeão.
Na terceira edição, Sol e Costinha foram campeões novamente. Já na Open, em 2024, o surfista local Thiago Camarão levou a melhor na final do Maresias Shootout e acabou recebendo uma nota 10, após pegar um tubo perfeito. O atleta Eric Bahia também tirou um 10, mas na somatória Camarão venceu o campeonato. Entretanto, o título de Rei da 20 por maior pontuação de onda surfada foi dividido para os dois.
Como surgiu o Maresias Shootout
A ideia de fazer o Maresias Shootout surgiu no Havaí, considerado o templo do surfe mundial. Marcio Grillo, surfista profissional de Sup Wave que é morador de Maresias viajou para a ilha de Oahu, no arquipélago havaiano.
Durante a viagem, acompanhando o campeonato de surfe local Backdoor Shootout, Grillo ficou admirado com as ondas tubulares perfeitas que haviam naquele local. O sup surfer notou que a praia de Maresias também possuía potencial para receber um evento parecido.
Em um dia de altas ondas, Marcio Grillo estava com Carlos Bahia e João Barcella reunidos para surfar e começaram a brincar que o primeiro que pegasse o melhor tubo seria o ‘Rei da 20’. Depois disso, Grillo juntou forças com seus amigos para fundar o evento.
O torneio visa valorizar os free surfers e as boas ondas, buscando a tradição e o crescimento da regionalidade do esporte na praia de Maresias.
Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião



x