O uso da internet, através de sites, portais, facebook e whatsApp, tem sido o principal meio de informação da população do Litoral Norte. É o que confirma uma pesquisa realizada na região. A pesquisa, que não incluiu a televisão, demonstrou que rádios e jornais impressos são muito pouco utilizados pelos moradores para saber o que acontece em suas cidades ou nas prefeituras
Por Salim Burihan
Uma pesquisa realizada na região, no mês de julho, pelo empresa Dataeco, com margem de erro de 5%, mostrou que mais da metade da população do Litoral Norte, utiliza as redes sociais como portais, sites, facebook e whatsApp para se informar sobre o que acontece em sua cidade ou na prefeitura de seu município.
A internet avançou consideravelmente entre os meios de comunicação mais favoritos no Litoral Norte, superando as rádios e os jornais impressos da região.
Entre os diferentes meios de comunicação, naturalmente, alguns têm maior preferência da população, aqui no Litoral Norte(e em todo o país), a internet vem se destacando como um dos mais utilizado.
No Brasil, já são 116 milhões de pessoas conectadas à internet, segundo levantamento feito pelo IBGE.
A pesquisa não incluiu a TV, apesar de já termos um canal por aqui, a ISTV, em Caraguá. Apesar da baixa audiência, deveria ser incluído na pesquisa, junto com as emissoras Vanguarda e Band, que fazem a cobertura da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A nível nacional a televisão lidera este tipo de pesquisa.
Pesquisa
Cerca de 53% dos moradores afirmaram que usam as redes sociais e a internet para saber o que acontece em seus municípios e nas prefeituras.
Em segundo lugar na pesquisa, com 14,3%, ficou a informação boca a boca e a conversa com amigos. Interessante, a “rádio peão”, como se diz na gíria, atua com intensidade no Litoral Norte.
Os jornais impressos ocupam a terceira colocação, com 11,0%, entre os meios de comunicação mais utilizados pelos moradores para se informarem sobre o que acontece em suas cidades e nas prefeitura.
As rádios, que até alguns anos atrás, eram consideradas como um dos principais meios de informação na região, com o avanço da internet e das redes sociais, estão com a audiência despencando a cada dia.
Na pesquisa, apenas 6,7% dos entrevistados, informaram que procuram tomar conhecimento do que acontece em suas cidades e nas prefeituras, através das emissoras de rádio.
O rádio sempre foi um importante meio de comunicação, mas hoje, a nível nacional, é preferida por apenas 7% da população brasileira.
Além do crescimento do uso das redes sociais pela população, o rádio também sofre grande concorrência da internet que facilita o acesso as emissoras da capital e das plataformas de streaming, que oferecem músicas variadas e de muita qualidade.
As escolas onde os filhos estudam, segundo 0,2%, dos entrevistados, são onde eles ficam sabendo sobre o que acontece na cidade e na prefeitura.
Entre as pessoas entrevistadas, 1,8% alegou que fica sabendo sobre o que ocorre na cidade por outros meios, sem detalhar quais.
Uma porcentagem significante de entrevistados, 12,6%, alega que não procura se informar sobre notícias de sua cidade ou da prefeitura.
A pesquisa, estimulada, ou seja, indica as opções dos meios de comunicação, teve os seguintes resultados: