São Sebastião recebe a 7ª Etapa do Ranking Paulista da Classe Optimist (OP), na faixa de areia em frente à Praça da Vela, localizada no Porto Grande, na região central. No sábado (11/10, a competição inicia depois da inauguração da nova sede da Escola de Vela de São Sebastião (EVSS), às 12h. No domingo (12/10), a prova começa, a partir das 11h.
Os velejadores que desejarem participar do evento devem contatar o número de telefone: 12 99767-9556. Já foram registradas cerca de 80 inscrições e as vagas para participantes seguem abertas até sábado (11/10), às 11h.
Os percursos serão montados ao norte do Terminal Marítimo Almirante Barroso (píer da Transpetro).
O evento é organizado pela Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP) e Classe Optimist de São Paulo (COSP), com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
Além da Classe Optimist, a etapa terá ainda as classes, Dingue e ILCA 4, 6 e 7. A premiação contará com troféus e medalhas para os primeiros colocados das respectivas categorias. As regatas do Ranking Paulista da Classe Optimist 2025 tem por objetivo definir os atletas que irão representar o Estado no Campeonato Brasileiro da classe.
A Flotilha da Escola de Vela de São Sebastião (EVSS), coordenada pelos professores Marcus Vinícius Soares Silva, Ari Lobo e Rafael Mendes, segue treinando para chegar com possibilidades de subir no pódio em diversas categorias.
“O esporte náutico faz parte da identidade de São Sebastião, e sediar mais uma etapa do Ranking Paulista da Classe Optimist é motivo de grande orgulho para todos nós”, destacou o secretário de Esportes, Ubiratan Mourão.
De acordo com Frank Constâncio, chefe de Divisão de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes da Prefeitura São Sebastião, o objetivo de São Sebastião em sediar essa competição é valorizar os atletas e as regatas de vela no município.
“Essa é uma grande oportunidade para os amantes dos esportes náuticos vivenciarem de perto essa cultura das embarcações à vela. Nossa cidade tem uma vocação náutica evidente com o potencial para realizar eventos de alta qualidade e fomentar essa modalidade que só tem crescido cada vez mais”, complementou Frank.
A classe Optimist é a porta de entrada dos jovens velejadores no mundo das competições de Vela. Ele é recomendado para crianças de 7 a 15 anos com, no máximo, 60 kg. O Optimist é um veleiro, um pequeno barco monotipo de bolina, podendo ser de madeira ou fibra de vidro. O criador da embarcação foi Clark Mills, desenhista e construtor de barcos nativo dos Estados Unidos, em 1947. Por ser seguro, bastante estável e barato, o Optimist é uma das classes mais difundidas do planeta.
Inauguração da Escola de Vela
A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Obras (Seo), Serviços Públicos (Sesep) e Esportes (Seesp), entrega as obras da nova sede da Escola de Vela de São Sebastião (EVSS), no dia 11 de outubro (sábado), a partir das 9h.
Esse é um pedido antigo dos alunos, pais e professores que será atendido para valorizar o esporte e o espaço da praça. O local é considerado um dos melhores locais para a prática de vela no país, pois se encontra em um ponto privilegiado entre o Canal de São Sebastião e Ilhabela.
Para alocar a Escola de Vela, que atualmente fica no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, foi construído um galpão para guardar as embarcações e materiais do projeto. Além disso, foi executada a reforma dos banheiros, vestiários e da sala de serviço administrativo da EVSS. O espaço fica localizado no bairro Porto Grande, na região central do município.
Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião