Caraguatatuba Cidades

8º Festival de Cinema de Caraguatatuba – Curta Caraguá, movimenta a cidade de 8 a 12 de novembro

Tamoios News

Tem início nesta sexta-feira (8/11), no Teatro Mario Covas, o Curta Caraguá 2024 – 8º Festival de Cinema de Caraguatatuba,  criado há quase uma década para estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual nos jovens e formação de público no município. A entrada é gratuita.

Na programação, que segue até o dia 12 de novembro, exibição e premiação dos filmes inscritos, vivências audiovisuais, oficinas e lançamentos de filmes.

A realização é da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e Prefeitura de Caraguatatuba por meio da área de audiovisual, fotografia e novas mídias em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Caraguatatuba e apoio Elixir Entretenimento, Núcleo Criativo Prátika Labs, Cine Clima Clube, Cineclube Pyatá, AVP Produtora, Hotel Atlântico Sul, Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba, Pousada da Costa e  Museu da Imagem e do Som.

Nesta edição, além das produções dos alunos das escolas estaduais do Litoral Norte também  de cineastas do Litoral Norte, com produções dos últimos cinco anos.

Na categoria estudantes, foram recebidos 65 curtas, sendo 11 animações, 24 documentários, 28 live action e dois videoclipes, enviados de 17 escolas de toda a região.

Já na categoria cineastas do Litoral Norte, o evento recebeu 11 curtas e foram selecionados cinco. Dois de Ubatuba, Canoa – Caminhos de Terra e Mar, de Felipe Scapino  e o filme Vida de Cinema, de Elcio Cabral Melo.

De Ilhabela, Luis Henrique Mioto apresenta Eva Esperança e representando Caraguatatuba, dois filmes, Guaiamum, de Maria Eduarda de Almeida Nogueira e Cine Vaz Lobo  (versão estendida), de Hugo Labanca.

Os profissionais de audiovisual, Beto Oliveira, Denis Feijão e Eliotty Caetano irão premiar o melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem de documentário, melhor curta-metragem de live-action, melhor videoclipe, melhor curta-metragem júri popular e melhor filme do litoral norte de São Paulo.

Os filmes podem ser assistidos neste link:  https://www.youtube.com/watch?v=oIH73ww9A8c&list=PL9-WcAPieR2PzNqA2QRU6U0U5uCL1__hU .

Os estudantes recebem troféus, medalhas, certificados e equipamentos para produção audiovisual nas escolas. O melhor filme de cineastas do Litoral Norte recebe prêmio no valor de R$ 1.500,00. Na categoria melhor curta-metragem júri popular, a escola receberá também uma visita monitorada ao MIS – Museu da Imagem e do Som em São Paulo.

Confira a programação

Teatro Mario Covas

Dia 8  – 14h –   Premiação 8º Curta Caraguá

14h30 – Exibição do Curta “Sobredor” e Bate-Papo com a equipe do filme

15h – Cerimônia de Premiação

18h – 3ª Mostra de Videoclipes do Cineclube Pyatá

Clipes de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela – Aroeira (gravado em Ilhabela, Edu Souza, OssoBanda, Clarena, Fidura Cardeal, Baile do Caixa Altta, Bento Bless, Rafael Coelho e Sr Bamba

Patrocínio: LPG Caraguá

Bate papo entre os artistas e realizadores ao final da sessão

09/11 – 20h – 15ª Cerimônia “Oscar” da E.E. Colônia dos Pescadores

(Retirar ingressos 30 minutos de antecedência na bilheteria)

Hotel Atlântico Sul

10/11 – 19h – Lançamento do videoclipe do “Projeto Musicamar” – Contemplado pela LPG de Caraguatatuba. Sessão também no

Videoteca Lúcio Braun

12/11 – 19h – Videoclipe do “Projeto Musicamar” – Contemplado pela Lpg de Caraguatatuba

Auditório Maristela de Oliveira

10/11 – 19h Estreia do Curta “Guaiamun” e Exposição dos figurinos do filme – Contemplado Pela LPG de Caraguatatuba

 Conheça os jurados

Beto Oliveira

Desde 2001 trabalha com audiovisual, roteirista e diretor de filmes de curta e longa metragem. Ganhador do Edital Curta Afirmativo 2015 pelo filme “Estranho Ímpar” , premiado nos Estados Unidos como melhor roteiro original no Eclipse Film Festival. Em 2016 realizou seu primeiro filme “Cães Famintos”, sendo exibido no Canadá Independent Film Festival (Canadá), The World Festival of Emerging Cinema (Trinidad and Tobago), Kukhufest (EUA), First Time Filmmaker Sessions (EUA), FLACQ Festival Latino Americano de Cinema de Quito (Equador), Fixe Festival (Brasil). Mais em https://www.frame7cinema.com/about-8 .

Denis Feijão

Produtor Executivo com 17 anos de atuação com excelência e talento único no mercado audiovisual e cultural. Fundador da produtora Elixir Entretenimento e membro do Match Me Producers-Locarno, desde 2016.

Produziu premiados documentários como: Raul: O Início, o Fim e o Meio (2011) de Walter Carvalho, Sabotage: Maestro do Canão (2015) de Ivan 13P, Som, Sol & Surf – Saquarema (2018) de Hélio Pitanga, 20 centavos (2014) de Tiago Tambelli, Marighella (2012) de Isa Castro e Anhangabaú de Lufe Bolini (2024), e dos longa-metragens de ficção: Boca do Lixo (2010) de Flavio Frederico, Família Vende Tudo (2011) de Alain Fresnot, A Memória que Me Contam (2012) de Lucia Murat e Por Trás do Céu (2016) de Caio Sóh e liderou a produção e lançamento de duas temporadas da série de sucesso Um Dia Qualquer (2020/2024), de Pedro von Krüger em coprodução com o Canal Space/WBD.

Atualmente produz a série documental do maior grupo musical da América latina Menudo: Não Se Reprima, com direção de Rafael Terpins em coprodução com o Canal Brasil e está desenvolvendo o longa-metragem de ficção do artística “Chico Science, com direção de Pedro von Krüger e roteiro de Hilton Lacerda, e coprodução em distribuição da Pandora Filmes/Grupo Belas Artes e o longa-metragem documentário Antonio Abujamra: Por Ele Mesmo, com direção de Rafael Terpins e Eduardo Barcelos, em coprodução com a Tv Cultura.

Também é produtor de premiados videoclipes independentes para artistas como Manu Gavassi, NX Zero, Sandy, Vanguart, Rico Dalasam, e Johnny Hooker feat  Liniker, esse último com o clipe “Flutua”, vencedor do MTV Miaw e m-v-f- awards (2018).

Eliotty Caetano

Técnico de Projetos Culturais de Audiovisual Fotografia e Novas Mídias da Fundacc, responsável pelas três últimas edições do Festival de Cinema de Caraguatatuba. É roteirista e produtor. Foi júri do FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul de 2023 e desde 2021 coordena as ações da pasta de Audiovisual no município, atuando diretamente na implementação de políticas públicas para o setor como a Lei Paulo Gustavo que injetou mais de 1 milhão de reais na cultura de Caraguatatuba, dos quais mais de R$ 700 mil só para o audiovisual.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba