Caraguatatuba

Prefeitura orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia

Tamoios News

As praias de Caraguatatuba estão entre os destinos mais procurados na temporada de verão. Diversas famílias vêm passar as férias e a atenção com crianças deve ser redobrada.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, vem orientar sobre cuidados simples, mas que podem auxiliar as famílias em caso de crianças perdidas na orla das praias.

O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) de Caraguatatuba disponibiliza gratuitamente pulseiras de identificação para serem colocadas nos braços das crianças.

Os braceletes de identificação, estão disponíveis em quatro cores bem chamativas: amarelo, laranja, azul e verde. Eles são resistentes à força e à água e contêm espaço para o nome da criança, do responsável e o telefone de contato da família.

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cintia Alves, explica que as pulseiras vêm para precaver, para criar o hábito nas mães, pais e responsáveis. “As pulseiras foram criadas para serem usadas inclusive em outros locais, com grande movimento de pessoas”, disse.

Ao chegar à praia, o responsável deve procurar um posto do GBMar e retirar a pulseira. São 26 setores distribuídos por Caraguatatuba, com o efetivo de 40 guarda-vidas.

Orientação para as crianças é fundamental

A presidente do CMDCA também ressalta sobre a importância das famílias orientarem as crianças. “Os pequenos devem ser orientados a procurar um guarda-vidas, caso se percam. E a pessoa que encontrar uma criança, igualmente, deve procurar um posto dos guarda-vidas”, alerta.

O CMDCA também aponta uma estratégia muito eficaz utilizada nas praias do país para encontrar crianças perdidas e que podemos adotar nas praias de Caraguá. Ela sugere que, ao encontrar uma criança perdida, a pessoa a coloque nos ombros, e os demais banhistas batam palmas.

“Colocar a criança em um lugar alto é algo lógico, porque ela é pequena. Em cima do ombro a possibilidade de visualização é maior. Se as pessoas também comprarem a ideia e de fato aplaudirem quando a criança for encontrada, vai ajudar muito”, disse.

O que fazer

Ao encontrar uma criança perdida, procure ajuda dos Bombeiros Marítimos. Caso a praia não possua um posto dos Bombeiros, a recomendação é levar a um quiosque e fazer contato com a Polícia Militar. Nesses casos, o Conselho Tutelar de Caraguatatuba também pode ser acionado.

Serviço

Polícia Militar: 190

Conselho Tutelar (Plantão): (12) 99723-6758

GBMar Posto da Martin de Sá: (12) 3888-2960