Na próxima quinta-feira (11), duas reuniões importantes serão realizadas para tratar sobre a desestatização do Porto Organizado de São Sebastião.
Pela manhã, segundo o atual presidente do Sindicato dos Estivadores de São Sebastião, Robson Wilson dos Santos (Robson Ceará), autoridades, sindicalistas e empresários estarão reunidos a partir das 10 horas em um encontro preparatório para a conferência online que ocorrerá às 15h30 com a participação do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Diogo Piloni.
Deverão participar da reunião pela manhã o presidente da Federação Nacional dos Estivadores, José Adilson Pereira, o diretor Administrativo e Financeiro da Federação Nacional e presidente do Sindicato dos Estivadores de Itajaí, Saul Airoso da Silva, além de outros representantes de segmentos ligados ao porto. Também foi confirmada a participação do presidente da Comissão de Assuntos Portuários da Câmara de São Sebastião, vereador Edivaldo Pereira Campos, o “Teimoso” (PSDB).
Na visão de Robson Ceará, o governo federal não pode tomar suas decisões em Brasília sem discutir com os atores locais. “Nós vamos discutir de manhã qual é a nossa proposta, a nossa visão portuária para São Sebastião, para de tarde falarmos com o governo. Queremos levar uma proposta da comunidade portuária, tanto empresarial quanto laboral”, explica o sindicalista.
“As decisões estão sendo tomadas em Brasília e São Sebastião está à deriva, está alheio a tudo isso. Pode vir uma coisa muito ruim, cargas que a gente não quer, muito caminhão pela estrada, isso a gente não quer. Ou pode vir uma coisa péssima, que é o desemprego, acontecer como no porto de Angra dos Reis, que virou um elefante branco. É uma coisa que não queremos aqui em São Sebastião. Queremos um porto competitivo, um porto limpo, que nos traga renda e geração de emprego. Então a gente precisa discutir muito bem isso com o governo”, conclui o presidente do Sindicato dos Estivadores de São Sebastião.