Festival começa na quinta (15) com expectativa de receber ao menos 3 mil visitantes
A Prefeitura de Ilhabela aposta no turismo cultural para incrementar o turismo na baixa temporada. Nos quatro dias do “Ilhabela in Jazz”, festival que chega a sua terceira edição levando para a Vila (centro histórico) atrações nacionais e internacionais, no mínimo 3 mil visitantes ocuparão as pousadas e hotéis. A expectativa é do secretário de Turismo, Harry Finger, que aposta na consolidação do festival no calendário anual de Ilhabela.
“O Ilhabela in Jazz é mais um evento de porte que estamos consolidando e que traz para a cidade uma projeção nacional muito grande. A Ilha está preparada, com sua rede hoteleira, para receber 8 mil visitantes. E acreditamos que pelo menos três mil deles virão atraídos pelo jazz”, explica o secretário.
O prefeito Toninho Colucci reforça a importância de um calendário de eventos consolidado. “Ao longo do ano, especialmente no período chamado de baixa temporada, temos promovido diversos eventos e isso tem dado resultado, com o aumento da média de ocupação, o que significa economia aquecida e garantia de empregos no setor”, avalia o prefeito.
Para acomodar os veranistas e visitantes, o palco será montado na Vila, onde serão disponibilizadas mesas e cadeiras para acomodar o público. A rua Dr. Carvalho será interditada ao trânsito de veículos para maior conforto, segurança e comodidade do público que poderá circular livremente pelos bares e lanchonetes próximos. O espaço é todo coberto.
Como o festival acontece apenas à noite – a partir das 19h – a Secretaria de Turismo montou uma estratégia para movimentar a Ilha durante o dia. Em todos os quiosques serão disponibilizados folhetos contendo as atrações diurnas e
o mapa da cidade para que o turista possa curtir as praias e os passeios pelas trilhas e cachoeiras, ou em barcos.
As sedes do Parque Estadual e do Museu Náutico permanecerão abertas para visitação, com entrada gratuita.
Sobre o festival
De quinta a domingo – de 15 a 18 de outubro – serão 12 atrações (três por noite) com, pelo menos, quatro horas diárias de jazz. Já confirmaram presença Hermeto Pascoal, Ithamara Koorax, André Mehmari Trio, Maurício Carrilho & Nailor Proveta, Thiago Espirito Santo “Sexto Sentido” e Felipe Blues Band, dentre muitos outros.
As atrações internacionais contam com a Banda Hazmat Modine e com o guitarrista Mike Stern em formação trio. Os shows acontecem sempre a partir das 19h.
Um dos destaques será o lendário baterista Dennis Chambers, que acaba de ser confirmado para tocar no trio de Mike Stern. Com apenas 18 anos Dennis já integrava um dos mais importantes grupos de funk e soul do mundo, o Parliament Funkadelic. Agora em carreira solo, tem tocado ao lado dos maiores nomes do Jazz Fusion mundial, como John Scofield, George Duke e Santana, com quem excursionou por todo o mundo.
Amigo e parceiro de longa data do guitarrista Mike Stern, Dennis Chambers estará nas baquetas na apresentação do trio no Festival Ilhabela In Jazz, no dia 17 de Outubro, às 23h. O festival tem por objetivo difundir o jazz e levar ao público os melhores artistas nacionais e internacionais do gênero.
A produção do evento é assinada pela Articular, com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela.
Curador
O curador do Ilhabela in Jazz é o músico e pianista Paulo Braga, que traz na bagagem a organização de importantes projetos, como o Festival Moacir Santos, Festival Brasil Instrumental, ocupação da Sala Funarte Guiomar Novaes em São Paulo e a Mostra Tom Jobim EMESP.
Paulo Braga tem uma importante rede de relacionamentos no meio musical graças à vasta experiência como professor no Conservatório de Tatuí, na EMESP – Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo), na Unicamp e na Juilliard School New York. Atuou também como solista em renomadas orquestras, entre elas a Banda Sinfônica e Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, a Royal Philarmonic Concert Orchestra e as Cameratas Villa Lobos e Antiqua (Curitiba).
Atualmente, ele integra o Trio Bonsai (com Mané Silveira e Guéllo), o Trio 3-63 (com Marcos Suzano e Andréa Ernest Dias), o grupo de Arrigo Barnabé e um duo com o guitarrista Lupa Santiago.
Programe-se:
Ilhabela In Jazz 2015
Data: de 15 a 18 de outubro
Horário: a partir das 19h
Local: Centro histórico de Ilhabela
Entrada: Gratuita
Programação
15/10 – Quinta
19h Felipe Blues Band
21h Lupa Santiago e Rodrigo Ursaia Quinteto
23h Leny Andrade & Trio
16/10 – Sexta
19h Maurício Carrilho e Nailor Proveta
21h André Mehmari Trio
23h Hermeto Pascoal e grupo
17/10 – Sábado
19h Thiago Espirito Santo “Sexto Sentido”
21h Nenê Trio
23h Mike Stern
18/10 – Domingo
19h Ithamara Koorax
21h Quartabê
23h Hazmat Modine