Cidades São Sebastião

MP recomenda a Felipe Augusto que exonere 457 cargos em comissão que custam mais de 3 milhões por mês

Tamoios News

Na última sexta-feira (12), o Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público da Comarca de São Sebastião, recomendou ao prefeito Felipe Augusto (PSDB) que providencie a exoneração imediata de 457 cargos em comissão apontados como inconstitucionais. O prefeito tem 20 dias, contados a partir do dia 12 de março, para informar se acatou a recomendação. O MP ressalta que o não acatamento acarretará o ajuizamento de ação civil pública por atos de improbidade administrativa. 

A recomendação do MP, assinada pela 2ª Promotora de Justiça de São Sebastião, Janine Rodrigues de Sousa Baldomero, aponta que esses 457 cargos em comissão, criados pela Lei Complementar nº 247/2019, têm custo mensal de R$ 3.082.669,00 aos cofres públicos do município.

A Promotora considerou que os cargos criados em 2019 não apresentam os requisitos que justificam a criação de cargos em comissão, que deve pressupor a necessária relação de confiança entre a autoridade nomeante e o servidor nomeado para o exercício de funções de direção, chefia e assessoramento. No entendimento do MP, os cargos comissionados criados por Felipe Augusto são ilegais, pois se prestam para o desempenho de atividades burocráticas, técnicas ou operacionais.

Baldomero também considerou que o prefeito de São Sebastião já foi condenado pela prática de atos de improbidade administrativa em razão da criação de cargos comissionados sem a observância das normas constitucionais. E que, embora tenha providenciado a reforma administrativa, as irregularidades se mantiveram.

Os cargos que o MP recomenda que sejam exonerados são: 

  • 11 Assessores Especiais; 
  • 17 Secretários Adjuntos; 
  • 1 Presidente do Fundo Social; 
  • 56 Diretores de Departamento; 
  • 2 Assessores de Relações Públicas; 
  • 195 Chefes de Divisão; 
  • 17 Chefes de Secretaria; 
  • 5 Assessores de Gabinete; 
  • 1 Secretária Executiva; 
  • 1 Assessor de Assuntos Legislativo; 
  • 1 Assessor de Mídias Digitais; 
  • 6 Assessores de Políticas Sociais; 
  • 7 Assessores de Gestão de Políticas Públicas; 
  • 1 Assessor da Coordenadoria da Mulher; 
  • 4 Assessores de Políticas do Porto e Petróleo e Gás; 
  • 7 Assessores de Comunicação Social; 
  • 2 Assessores de Captação de Convênios e Recursos; 
  • 3 Assessores de Promoção e Transparência; 
  • 5 Assessores de Assuntos Jurídicos; 
  • 6 Assessores de Políticas Públicas de Segurança; 
  • 8 Assessores de Assuntos de Saúde; 
  • 4 Assessores de Manutenção; 
  • 2 Assessores de Almoxarifado; 
  • 2 Assessores de Comunicação; 
  • 2 Assessores de Captação de Convênios e Parcerias; 
  • 3 Assessores de Qualificação Profissional; 
  • 2 Assessores de Gestão Desc. de Atendimento ao Trabalhador; 
  • 1 Assessor de Políticas de Emprego e Gestão de Renda; 
  • 1 Assessor de Participação Social Comunitária; 
  • 3 Assessores Descentralizado de Centros Comunitários; 
  • 1 Assessor de Proteção Social Básica; 
  • 1 Assessor de Articulação de Rede Protetiva; 
  • 1 Assessor de Gestão do SUAS; 
  • 2 Assessores de Formação Esportiva; 
  • 2 Assessores de Eventos Esportivos; 
  • 2 Assessores de Meio Ambiente; 
  • 2 Assessores de Políticas de Pesca, Agr. e Socioambiental; 
  • 2 Assessores de Políticas Públicas do Esporte; 
  • 6 Assessores de Planejamento Administrativo; 
  • 10 Assessores de Promoção ao Turismo; 
  • 3 Assessores de Urbanismo; 
  • 2 Assessores de Políticas de Pessoas com Deficiência; 
  • 2 Assessores de Políticas das Pessoas Idosas; 
  • 2 Coordenadores Descentralizado de Núcleos; 
  • 7 Assessores de Planejamento e Gestão Estratégica; 
  • 16 Assessores de Serviços Públicos; 
  • 5 Assessores de Promoção de Infraestrutura; 
  • 1 Auditor de Controle Interno; 
  • 5 Assessores de Gestão de Pessoas; 
  • 5 Assessores de Licitações; 
  • 1 Coordenador do Cadastro Único; 
  • 3 Assessores de Projetos Urbanos.