Caraguatatuba Cidades São Sebastião

Trabalho apresentado no Litoral Norte é 3º lugar em premiação nacional de Jornalismo

Tamoios News
Centro Universitário Módulo

Larissa Moreira Duarte, formada em Jornalismo pelo Centro Universitário Módulo, instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, recebeu a notícia de seu destaque no 2º Edital de Jornalismo de Educação. Com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “O podcast como ferramenta da Educomunicação na Escola Municipal Profa. Cynthia Cliquet Luciano”, Larissa conquistou o terceiro lugar entre 105 trabalhos inscritos de 21 unidades da federação.

O 2º Edital de Jornalismo de Educação é uma premiação nacional, promovida pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) e Itaú Social, que tem por objetivo estimular a produção de material jornalístico de qualidade por jornalistas e estudantes, sobre temas relevantes da área da educação pública brasileira. Na categoria “Estudante” do 2º Edital, em que Larissa ganhou, foram analisados TCCs de formandos de jornalismo em 2020 e os trabalhos concluídos em 2018 e 2019. Os três vencedores foram selecionados pela Comissão Julgadora do Edital.

O TCC de Larissa teve como objetivo apresentar e desenvolver um podcast que pudesse ser um espaço para expressão de ideias e opiniões de estudantes de ensino fundamental 2 da Escola Municipal Professora Cynthia Cliquet Luciano, de São Sebastião (SP). “A ideia para o meu trabalho surgiu da minha história de vida com a educação. Aos 13 anos, participei de um projeto educomunicacional na mesma escola em que apliquei meu projeto, promovido por alunos e professores do Módulo”, lembra.

Pouco depois de entrar para Jornalismo no Módulo, ela estagiou por dois anos na Secretaria de Educação de São Sebastião, tendo maior contato com a área. “Todas essas vivências culminaram para que a escolha do meu trabalho fosse algo que unisse minhas grandes duas paixões: jornalismo e educação”, explica a agora jornalista Larissa.

Durante o período de elaboração, ela teve diversas dificuldades, principalmente com a inesperada pandemia do novo coronavírus. Por esse motivo, Larissa não pôde aplicá-lo presencialmente. “Mesmo assim eu sabia que não poderia fazer outra coisa. Por isso adaptei para o formato on-line, enfrentando problemas como conexão da internet e falta de equipamentos e local apropriados para as gravações”, diz.

Foi após toda a dedicação com o TCC que Larissa alcançou o terceiro lugar da premiação e teve seu trabalho destacado em todo o Brasil. “O esforço com certeza valeu a pena. Não era apenas um trabalho, mas a realização de um sonho que me acompanhava há muitos anos. Sou muito grata ao empenho dos alunos da Escola Municipal Profa. Cynthia Cliquet Luciano e ao apoio de todos aqueles que me ajudaram a materializar o projeto”, finaliza.

Fonte: Centro Universitário Módulo