Cidades

Alunos do Sesi praticam esportes náuticos em São Sebastião

Tamoios News
Rosangela Falato/PMSS

Rosangela Falato/PMSS

Mais de 40 jovens de Mogi das Cruzes se aventuram na prática de caiaque e Stand Up em dia especial na Praia Grande

Um dia de lazer para conhecer os esportes náuticos, praticar atividades físicas e criar uma aproximação com os próprios colegas de escola. Assim foi a sexta-feira (30), para 42 jovens do Ensino Médio do Centro Educacional Sesi de Mogi das Cruzes que tiveram a oportunidade de aprender a praticar caiaque, Stand Up, navegar em bote, nadar, mergulhar e até se divertir jogando um futebol e caminhando pela Praia Grande, onde fica o Balneário dos Trabalhadores, na região central de São Sebastião.

A vivência dos jovens com o mar e os esportes náuticos contou com apoio da Escola de Vela do município que disponibilizou as embarcações, dois professores da Secretaria de Esportes (Seesp) e três da própria Escola de Vela, enquanto o Sesi ofereceu o acompanhamento de um guarda-vida, explicou Rodrigo Fontana Ventura Alves, professor e técnico de Vela do Sesi. “A vivência é importante para eles terem contato com as modalidades e conhecer melhor cada esporte”, disse.

Ele lembrou haver casos de crianças que moram longe, que nunca tinham visto o mar e experimentam para ver se a água é mesmo salgada. “A sensação é de encantamento com o mar e as atividades”, comentou. O técnico explicou que os alunos somente não tiveram contato com a vela, nesta sexta-feira, devido às condições inadequadas do tempo para a prática do esporte com segurança.

Essa foi a primeira turma do Sesi este ano, explicou a professora Edileusa Carvalho, que também esteve no Balneário dos Trabalhadores no ano passado. “A proposta é que tenham um dia de lazer, de vivência com a modalidade, pois muitos não têm condições de vir à praia. Depois da atividade, fazemos avaliações e eles passam a pesquisar sobre os esportes”, afirmou. Edileusa comentou que, em 2014, um dos jovens demonstrou tanto interesse em praticar vela que o próprio pai do aluno foi procurar informações.

Experiência

Dos 42 estudantes que aproveitaram cada minuto, a maioria teve sua primeira experiência com os esportes náuticos. É o caso das jovens do Ensino Médio Alyssa Rocha, Caroline Costa e Giovanna Lopes, de 15 anos, que navegaram em bote, praticaram caiaque e Stand Up. “É um dia diferente em que a gente também pode estar com colegas que não temos muito contato”, falou Alyssa que gostou do Stand Up.  Já, Caroline percebeu que na prática, o esporte é bem diferente daquilo que está acostumada a ver na TV. “A gente não imagina o quanto é difícil; por isso, caimos muito na água”. A jovem destacou a importância da vivência para melhorar também a sociabilização entre os colegas como também frisou Giovanna.

Para os meninos acostumados mais com o futebol, os esportes náuticos atraíram a atenção. Foi a primeira experiência de Vinícius Yuri, 17, que gostou de tudo, confessando, porém, não ser muito adepto da prática de atividades esportivas. Seu colega, Bruno Pereira, já surfou, joga futebol, mas teve sua primeira oportunidade de conhecer as modalidades de caiaque e stand up, sua preferida, neste dia diferenciado. “É difícil. Exige mais força”, observou. Rafael Gonçalves, que também, adorou praticar stand up, concordou com o colega. “De fato, não foi nada fácil. Tem a força na remada e o equilíbrio, mas no todo, é muito legal”, declarou.

Para os jovens também foi importante o contato com colegas de outras turmas. “Dá mais união porque a gente convive com pessoas de outras salas com os quais não estamos acostumados; a gente se aproxima dos amigos e o aprendizado também é importante”, frisou Rafael.

Fonte: Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.