Os quatro pilotos brasileiros melhores avaliados participarão da disputa de sábado, com os melhores do mundo na categoria
Por Ricardo Hiar
Começa nesta sexta-feira (6) o Night of the Jumps, campeonato mundial de Motocross Freestyle, que depois de quatro anos volta ao Brasil e será sediado em Caraguatatuba. A arena que receberá o evento já está pronta e os pilotos também já desembarcaram na cidade. Eles prometem um show de manobras, incluindo novas experiências, para o público que for conferir de perto as disputas.
Esta é a 11ª etapa do circuito mundial de Freestyle. O vencedor dessa fase será conhecido no sábado, mas quem leva o título mundial só será conhecido após outras duas etapas, promovidas em países diferentes.
Os dois pilotos favoritos ao título, David Rinaldo (França) e Petr Pilat (República Checa) participaram de entrevista coletiva no Serramar Parque Shopping, para falarem mais sobre a competição, que também contou com a participação do piloto brasileiro Fred Kyrillos e o prefeito Antonio Carlos da Silva.
Silva disse que trazer um evento desse porte para a cidade é uma forma de movimentar o turismo de eventos, que atrai pessoas ao município mesmo em épocas fora da temporada de verão. Segundo ele, a administração municipal tem apostado nesse segmento, que tem gerado bons resultados.
Ele contou ainda que a opção por montar a arena na praça de eventos do Porto Novo é um meio de levar desenvolvimento para a região Sul, assim como utilizar o potencial receptivo do bairro, que possui inúmeras colônias de férias.
O francês David Rinaldo, campeão mundial em 2013, é o atual líder do
campeonato e, mesmo vindo de uma contusão no ombro ocorrida no X-Fighters, realizado há uma semana, diz que fará seu melhor na etapa brasileira. Ele já conhecia país, onde esteve em Foz do Iguaçu e Fortaleza em outras duas ocasiões. Ele ainda diz que é difícil dizer qual seu principal adversário, devido ao grande nível de todos os competidores e acredita no potencial de brasileiros para ingressarem no mundial.
O checo Petr Pilat, que visita pela primeira vez ao Brasil, também está animado com os resultados desta etapa. Pilat acumula bons resultados, mas enfrenta desafios além dos competidores convencionais da categoria. Isso porque ele tem 1,90 de altura, o que dificulta ainda mais a realização de manobras, o ponto chave do freestyle.
O checo Petr Pilat elogiou o clima brasileiro. Ao contrário dos outros
pilotos, com baixa estatura em sua maioria, ele possui 1,90m de altura.
O brasileiro Fred Kirollos está confiante para sua participação nesta sexta-feira. Ele vem de experiências em outras competições internacionais e conta que acaba ficando pelo menos seis meses do ano nos Estados Unidos para praticar a atividade, que ainda não é muito reconhecida no Brasil. “Treinei durante meses, espero garantir uma vaga e ficar entre os cinco primeiros no Campeonato Mundial”, relata.
As próximas fases do torneio ocorrem nas cidades de Gdańsk (Polônia) e Sofia (Bulgária), respectivamente nos dias 21 de novembro e 12 de dezembro.
Confira a programação do “Night Of The Jumps” – Campeonato Mundial de Motocross Freestyle
Sexta-feira (6/11)
18h – Abertura dos Portões
18h30 – Aquecimento de Pista
19h – Abertura Oficial
19h30 – Apresentação dos Pilotos
20h – Etapa – Arena Freestyle (pilotos brasileiros)
Sábado (7/11)
10h – Treinos
17h30 – Abertura dos Portões
19h15 – Abertura Oficial
19h30 – Apresentação dos Pilotos
20h – Classificatórias
20h35 – Provas “Melhor Entortada”
21h15 – Provas “Salto em Altura”
21h45 – Provas Finais do Mundial FMX
22h10 – Pódio