Uma baleia-de-bryde apareceu morta na manhã da última quinta-feira (01/07) na travessia das balsas, no canal entre São Sebastião e Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo. A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta foi acionada, se dirigiu ao local e encontrou o animal a aproximadamente uma milha da região conhecida como “Ponta das Canas”, de Ilhabela. Devido à forte correnteza, os técnicos optaram por ancorar o animal no local para definição da destinação, em condições melhores de mar e tempo.
Com a parceria da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e com apoio das Secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e Turismo (SETUR), a carcaça foi rebocada na sexta-feira (02) para um encalhe controlado na Praia Grande de São Sebastião (Balneário dos Trabalhadores). No local, os veterinários realizaram os exames necessários e o animal foi enterrado, de forma a preservar sua ossada para futuramente ser montada e exposta em local público.
Ainda não há informações sobre a causa da morte da baleia, mas a equipe do Argonauta está realizando a necropsia e o material coletado será enviado para exames complementares.
*Fonte: Instituto Argonauta e Prefeitura de São Sebastião