As visitas presenciais foram retomadas de maneira gradual e controlada, no dia 10 de julho, nos 178 presídios do estado, incluindo o Centro de Detenção Provisória “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira” de Caraguatatuba. Todos os protocolos foram submetidos à análise do Centro de Contingência do Coronavírus e validados na íntegra, o que confere segurança aos servidores, visitantes e presos.
A visitação é restrita a apenas uma pessoa por reeducando, limitada a maiores de 18 anos, por apenas duas horas. Pessoas com 60 ou mais ou integrantes de grupo de risco poderão entrar somente se apresentarem comprovante de esquema vacinal completo para Covid-19 e após o período de, ao menos, 20 dias da aplicação da segunda dose, ou quando for caso, da dose única. Está vedada a entrada de quaisquer outros objetos e está proibido o contato físico entre custodiados e visitantes. Caso surjam surtos de Covid-19 entre os custodiados em alguma unidade, a visitação será suspensa nesse presídio específico.
Cuidados durante a pandemia
A Secretaria da Administração Penitenciária segue determinações do Centro de Contingência do coronavírus e suspendeu atividades coletivas, intensificou a limpeza de áreas, restringiu acesso às unidades e monitora grupos de risco.
O Estado de São Paulo já distribuiu cerca de 9 milhões de máscaras para presos e funcionários, incluindo cerca de 1 milhão e duzentas mil máscaras do tipo N95/PFF2 e similares. Além das máscaras, foram entregues aos presídios quatro milhões de luvas descartáveis, mais de 158 mil litros de álcool gel, 103 mil litros de sabonete líquido, entre outros insumos.
Nos casos suspeitos entre os presos, o paciente é isolado e a Vigilância Epidemiológica local é contatada. Os servidores em contato com o paciente devem usar mecanismos de proteção padrão, como máscaras e luvas descartáveis. Se confirmado o diagnóstico, além de continuar seguindo os procedimentos indicados, o preso será mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento.
Todo servidor com suspeita de diagnóstico de Covid-19 está devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, conforme orientações do Comitê de Contingência do Coronavírus e a Secretaria acompanha seu quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para sua recuperação.
*Fonte: Secretaria da Administração Penitenciária