Educação

Alunos decidem pela desocupação da escola Colônia dos Pescadores e promoverão ato pela cidade nesta sexta-feira (11)

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

Escola foi ocupada no final de novembro e será liberada com ato pela cidade

Por Ricardo Hiar

Os alunos que estavam desde o final do mês de novembro na escola estadual Colônia dos Pescadores, localizada em Caraguatatuba, resolveram encerrar a ocupação. Para anunciar a saída da escola e comemorar vitórias que consideram ter conquistado, os estudantes farão um ato pela cidade. Eles sairão às 18h da sede do Colônia e seguirão em caminhada até o centro da cidade, na praça de Skate, que fica na Avenida da Praia.

A ocupação dos alunos era promovida em protesto a mudanças que foram anunciadas pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e que resultariam no fechamento de mais de 90 escolas em todo o estado. Em Caraguatatuba, além do apoio às causas estaduais, a luta do grupo era contra o fechamento de salas de aulas, conforme apontado pelo Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (APEOESP).

Na página administrada pelos alunos, eles convidaram toda a população, pais e estudantes para o ato e divulgaram uma nota oficial sobre o tema. Eles afirmam que, frente ao recuo do governador, que oficializou na última sexta a queda da reorganização, assim como o atendimento das reivindicações feitas à Diretoria de Ensino durante reunião de conciliação com a Justiça, foi realizada uma nova assembleia. No encontro, ocorrido na última quarta-feira (9), ficou decidida a realização do ato para comemorar as conquistas e marcar a desocupação da unidade escolar.

Eles destacaram os compromissos assumidos entre representantes da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba e o grupo, entre eles, que nenhuma sala de aula pode ser fechada e toda matrícula deve ser aceita, criando novas salas com no mínimo 25 alunos.

“É muito importante a presença de todos os alunos que participaram dessa luta que fez história. Todos os que passaram pela ocupação e aqueles que se simpatizaram e que apoiaram de alguma forma essa luta devem comparecer. As mães, pais, avós e toda a comunidade escolar estão convidados a participar do ato da vitória da ocupação, a vitória da organização e da nossa resistência”, apontou trecho da nota.

A escola estadual Colônia dos Pescadores está localizada na Avenida Sergipe, 905, bairro Indaiá. 

 

Deixe um Comentário