O vereador André Pierobon (MDB) apresentou uma moção de repúdio à Secretaria Estadual de Logística e Transporte, Governo do Estado de São Paulo, Companhia Docas de São Sebastião e Agência Nacional de Transportes Aquaviários, pela gestão do Porto de São Sebastião. A moção foi aprovada na sessão da Câmara na semana passada.
No texto da moção de repúdio, o vereador afirma que “por motivos desconhecidos a administração do Porto vem conduzindo a gestão de forma prejudicial afetando diretamente a economia dos trabalhadores portuários avulsos bem como a Cidade de São Sebastião”.
Pierobon afirma que o Porto está deixando de ser atrativo na disputa comercial devido às altas tarifas praticadas para operacionalizar navios. O vereador aponta que o Conselho de Administração e Finança da empresa aumentou as tarifas portuárias agravando ainda mais a situação, que já se encontra difícil devido à pandemia e seus reflexos negativos na economia. O texto ainda afirma que estas ingerências prejudicam os trabalhadores, a cidade, a saúde financeira da empresa e o Estado.
Cia Docas de São Sebastião
Em nota, a Companhia Docas de São Sebastião respondeu: “o Porto de São Sebastião movimentou, de janeiro a julho deste ano, mais de 360 milhões de toneladas de cargas – 30% maior do que o registrado no mesmo período de 2020. O aumento é consequência dos investimentos feitos pelo Governo de SP com o objetivo de ampliar a capacidade do terminal. Neste sentido, foram destinados, por exemplo, R$ 3,1 milhões para as obras de dragagem, que vão permitir a atracação de navios maiores ou mais carregados no Porto. E não é só isso. A Secretaria de Logística e Transportes tem trabalhado e investido na integração de todos os seus modais para, entre outros, garantir agilidade no transporte de cargas até o Porto de São Sebastião. É um trabalho grandioso que contribui decisivamente com o desenvolvimento econômico de São Paulo e todo o país”.