Ontem (01/09), uma equipe da Polícia Militar Ambiental recebeu uma denúncia sobre maus tratos a animais no bairro Perequê Mirim, em Caraguatatuba. Ao chegar à residência denunciada, visualizou um homem correndo para os fundos da casa com gaiolas na mão e soltando três pássaros. Os policiais ao realizarem a abordagem constataram diversos outros pássaros em situação irregular no local.
O responsável, um homem de 37 anos, que já foi preso anteriormente por outros crimes, informou que se assustou com a presença da equipe policial e que iria soltar todos os pássaros para evitar o flagrante. Ao todo foram localizados 16 pássaros de diversas espécies, em especial uma ave Patativa (Sporophila plúmbea) que consta na lista de aves ameaçadas de extinção. Também foram apreendidas nove gaiolas e três armadilhas para captura de pássaros.
Durante a fiscalização o infrator ambiental informou ser usuário de drogas e que possuía uma quantidade de maconha (Cannabis sativa) para seu consumo, indicando o local armazenado. Durante a indicação do esconderijo, os militares localizaram em um cubículo três cachorros sem raça definida com aparência esquelética, sem água e sem comida e o local repleto de fezes.
Diante as infrações constatadas, o autor foi conduzido ao Distrito Policial de Caraguatatuba, onde foi indiciado pelos crimes de maus tratos e posse de drogas, permanecendo à disposição da Justiça. Na esfera administrativa foi elaborado pela Polícia Ambiental, o Auto de Infração Ambiental no valor de R$39.200,00 reais.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 e (12) 3886-2200.
Fonte: Polícia Militar Ambiental


x