Esportes

Estado nega que São Sebastião sediará Regionais e anuncia jogos em Caraguatatuba pela sétima vez

Tamoios News
Gianni D'Angelo/PMC
Gianni D'Angelo/PMC

Esta será a sétima vez que os jogos serão realizados em Caraguatatuba

Em nota, Governo do Estado diz que nunca apontou outra cidade como sede; em agosto, prefeitura de São Sebastião anunciou que receberia a competição

Por Ricardo Hiar, de Caraguatatuba

A cidade de Caraguatatuba sediará os Jogos Regionais em 2016, no período de 20 a 30 de julho. Diferente do que a prefeitura de São Sebastião vinha divulgando desde o ano passado, de que receberia a 60ª edição dos jogos, a escolha oficial foi publicada nesta quarta-feira (27) e apontou oficialmente Caraguá como a escolhida. Esta será a sétima vez que os jogos acontecerão no município.

De acordo com o Governo do Estado, que é responsável pelo evento, até então não havia definição sobre o local para as competições. “A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo informa que uma das etapas dos Jogos Regionais de 2016 será realizada em Caraguatatuba, de acordo com publicação em Diário Oficial. Em nenhum momento a competição esteve marcada para outra cidade”, afirmou nota da assessoria de imprensa. A prefeitura de São Sebastião contesta.

Já para a administração de Caraguatatuba, que confirmou a notícia, a decisão do Estado levou em consideração a estrutura esportiva do município, que possui diversos ginásios esportivos, campos de futebol, piscinas, alojamentos para os atletas, entre outros. 

Outro motivo para a decisão final seria a experiência que a cidade possui para receber atletas e etapas de campeonatos estaduais e nacionais. Conforme a Secretaria de Esportes, o município sempre está à disposição, todos os anos, para receber eventos como os Jogos Regionais e o Jori (Jogos Regionais do Idosoi).

Em 2014, os atletas de São Sebastião não participaram dos jogos por conta de uma falha interna da Secretaria Municipal de Esportes. No retorno às competições no ano seguinte, o município se candidatou como sede. O prefeito Ernane Primazzi (PSC) aproveitou a abertura oficial da semana de educação física, em agosto, para anunciar a decisão. Segundo ele, a cidade já se preparava  para receber os Jogos Regionais.

O secretário de esportes, Fábio Lopez, em entrevista ao um portal de notícias da região confirmou a informação em dezembro de 2015. Na ocasião, ele afirmou que a realização dos Jogos Regionais em 2016 no município ofereceria mais estrutura, que continuaria sendo utilizada pela comunidade e esportistas. “Quando se assume o compromisso de realizar um evento, isso deixa um legado. Os Jogos Regionais proporcionam condições de investir em estrutura e deixar um legado para a comunidade e os esportistas que vão usar os equipamentos”, afirmou na entrevista.

Prefeitura contesta declaração do Estado

A prefeitura de São Sebastião contestou a informação do Estado, de que nunca foi apontada como sede dos Regionais. De acordo com nota da assessoria de imprensa, São Sebastião teria recebido em 25 de agosto de 2015, um comunicado oficial de que a cidade seria sede dos Jogos Regionais de 2016, em razão de não ter, até aquela presente data, uma cidade eleita em comitê ou algum município manifestado interesse em sediar os jogos.

“Desde então a prefeitura de São Sebastião realizou um planejamento e programou diversas obras para até a data limite para a realização dos jogos. O Diário Oficial do Estado de São Paulo, de forma surpreendente, não confirmou a informação anterior do governo estadual. Novamente, a prefeitura de São Sebastião questionará o governo do Estado por mais uma medida contrária aos interesses de nossa cidade e nossa população”, disse a nota. 

Deixe um Comentário