Trabalhadores do Porto de São Sebastião anunciaram nesta sexta-feira (17) que farão um protesto na próxima segunda-feira (20), das 07h00 às 13h00. O ato ocorrerá por todo o país e reivindica que os portos continuem sendo representados pelo Estado ou Município.
Segundo a nota enviada pela intersindical dos portuários, após a realização de assembleias dos sindicatos e reuniões dos conselhos foi aprovada uma nova fase da mobilização nacional, “foi deliberado que vamos evoluir nossa mobilização nacional comunicada desde novembro de 2019, que era Estado de Greve para o momento de Protestos e Mobilização”.
O texto informa ainda que os trabalhadores tomaram a decisão de protestar após o Governo Federal anunciar a privatização dos portos e que o posicionamento é contrário aos trabalhadores.
Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores de São Sebastião, Robson Ceará, os portuários do Porto de São Sebastião irão aderir ao movimento, “como isso vai ser no país inteiro nós vamos seguir a programação. Os operadores portuários entendem que estão no mesmo barco que a gente. Somos contra a desestatização dos portos brasileiros e de como o Governo Federal tem levado isso, que no nosso ponto de vista é errado, visto que o mundo é LandLord [LandLord Port é um modelo de gestão portuária onde a infraestrutura do porto é provida pelo Estado] quem tem que tomar conta dos portos brasileiros é o Estado, quem tem condição de investir é a iniciativa privada, parcerias público-privadas existem para isso, os portos brasileiros vão parar”, finaliza.