Cidades Ilhabela Notícias

Balneabilidade das praias de Ilhabela em 2021 apresentou melhora em comparação com 2019

Tamoios News

A balneabilidade das praias de Ilhabela apresentou melhora em 2021, em comparação com 2019. No ano de 2019, nenhuma das 19 praias monitoradas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) na costa de Ilhabela permaneceu própria o ano inteiro. Todas as praias receberam bandeira vermelha em algum momento naquele ano. Os piores meses foram janeiro, fevereiro, março e junho. Já em 2021, 3 praias permaneceram próprias para banho em todas as análises realizadas, são elas: Sino, Siriúba e Curral. 

Vale ressaltar que, por causa da pandemia, não estão disponíveis os dados completos dos meses de março, abril e maio deste ano. Em 2020, o período que ficou sem análise por causa da pandemia foi ainda maior, por isso a comparação é feita com os dados de 2019, que estão completos.

No boletim divulgado hoje (23/12/2021), das 19 praias analisadas em Ilhabela, apenas 2 estão impróprias: Pinto e Itaguaçu.

A prefeitura de Ilhabela afirma que a melhora na balneabilidade das praias é fruto do investimento em saneamento básico e que só este ano foram ligados mais de 1500 imóveis à rede coletora de esgoto da Sabesp. 

O prefeito Toninho Colucci (PL) promete que em 15 meses Ilhabela terá uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro da Feiticeira, na região sul, que vai tratar de 7 a 9% do esgoto da cidade. 

Ainda na região sul, uma nova ETE está na fase de pré-licenciamento e as obras estão previstas para ter início em 2022. “Até o final de 2023, devemos tratar na ETE da Praia Grande cerca de 13% do esgoto da cidade”, declarou Colucci que aproveitou para destacar que a ETE da região central será no Perequê e que em breve será feita a desapropriação do local e início das obras.

“Estamos trabalhando intensamente para garantir os 100% da coleta e tratamento de esgoto em Ilhabela”, afirma Colucci.