Política

Universitários de São Sebastião vão à Câmara cobrar melhorias no transporte e vereadores aprovam abertura de CEI

Tamoios News
Rafael César e Ivânio de Abreu
Rafael César e Ivânio de  Abreu

Alunos protestaram sobre problemas no transporte e vereadores aprovaram CEI para apurar situação

Vereadores assinaram instalação de CEI para apurar se há irregularidades na empresa prestadora de serviços na região. Um deles move ação no MP sobre o tema

Por Rafael César, de São Sebastião

A sessão de Câmara esta semana em São Sebastião foi bastante movimentada. Isso porque cerca de 50 alunos, de três universidades da cidade, compareceram no parlamento. Eles foram reclamar aos vereadores sobre os atrasos e condições das linhas dos ônibus destinadas para estudantes universitários do município. 

O encontro ordinário começou de forma tranquila, sob a direção do vice-presidente Marco Antônio do Carmo Fuly (PP), já que alguns vereadores e o próprio presidente da Casa chegaram com atraso. 

A população e os estudantes que estavam presentes começaram logo a pedir para que fosse discutida a questão do transporte público. Logo que entrou em pauta, o tema ficou em discussão por pelo menos 1h30.

Um requerimento que tratava da questão foi apresentado pelo vereador Simei da Silva Ferreira (SD). O documento apresentava argumentos cabíveis relacionadas às reclamações dos estudantes e de toda população, e cobrava explicações, soluções e uma resposta do prefeito Ernane Primazzi em relação aos problemas gerados pela empresa. O requerimento foi aprovado por unanimidade e todos os vereadores tiveram a palavra.

Para Simei (SD), se a empresa não está conseguindo prestar os serviços à sociedade, a concessão dela deveria ser cassada. “Eu sou amigo da empresa e também da população. A Ecobus só tem que cumprir os horários e fornecer os ônibus em boas condições para todos. Não só os estudantes estão sendo prejudicados, pais de famílias estão chegando atrasados no trabalho e na suas casas também”, disse o vereador.

Reinaldo Alves Moreira Filho, o Reinaldinho (PSDB), que havia protocolado na última sexta-feira (19) um pedido de abertura de CEI (Comissão Especial de Inquérito), conseguiu a aprovação com todos os votos da Casa, somando sete assinaturas. Agora, será formada uma comissão no legislativo e a CEI terá 90 dias para averiguar a situação da empresa.

“Queremos ver o contrato feito com a empresa e se há irregularidades. Se houver a empresa deverá imediatamente seguir o contrato e, caso isso não aconteça, poderá gerar a quebra deste”, afirmou Reinaldinho. 

Outro vereador que está se movimentando para solucionar o problema é Gleivison Gaspar, o Professor Gleivison (PMSB). O vereador está preparando um dossiê com reclamações da população sobre os serviços prestados pela Ecobus. Ele acha que a situação seria resolvida mais rápido. “Todo debate é positivo, temos que encontrar uma solução para está situação e logo. Não sei se vai ser pela CEI ou pela ação movida no MP. O mais importante é resolver esse problema”, complementou Gleivison.problema onibus sao seba

O dono e o gerente da Ecobus serão convidados a participar de um debate com a população e os membros da Casa na próxima sessão, para apresentarem sua defesa e esclarecimentos. 

A situação dos universitários

Um dos dez primeiros estudantes a chegar à assembleia foi Alexandre Fratiano, 30, que cursa o quinto semestre de administração na Faculdade de São Sebastião (Fass). Ele é um dos líderes da comissão dos alunos que foi formada no final da sessão. Fratiano conversou com o vereador Reinaldinho sobre as exigências que os alunos queriam que fossem discutidas e acatadas.

Os universitários tinham marcado um protesto via redes sociais, para ter início junto com a sessão da Câmara, às 18h, mas os ônibus que traziam os alunos atrasaram. Um deles chegou a parar para abastecer, e assim foi anulado o protesto do lado de fora da Casa de Leis, comentou o estudante de administração.

“Queremos que a empresa Ecobus forneça um serviço de qualidade, porém, a empresa é irresponsável. Os ônibus nunca passam no horário certo, a maioria deles está em péssimas condições e não são exclusivos para os estudantes como haviam nos prometido”, contou Alexandre.

problema onibus saoseba

Com a discussão na Câmara, vários alunos que chegaram atrasados ainda conseguiram conversar com os vereadores no decorrer da sessão. Uma delas foi Heloísa Lima dos Santos Braz, 19, estudante de direito e outra representante do grupo de jovens. Ela é moradora do bairro de Boraceia (a 62 km do centro, na Costa Sul) e já esteve no primeiro semestre do ano passado pedindo providências no setor.

Para Heloísa as mobilizações e os debates com os vereadores podem ser positivos desta vez. “Com a CEI instaurada, eu espero que realmente investiguem e encontre o está errado com a empresa. Se está havendo todas essas reclamações são porque alguma coisa está errada, os vereadores e o prefeito não podem fechar os olhos para isso. Os ônibus sempre estão atrasados, além do novo sistema de catraca eletrônica que sempre gera transtornos” reclamou.     

O presidente da Câmara visando resolver primeiro a situação dos estudantes marcou uma reunião para esta quinta-feira (25), às 16h, com os alunos e vereadores. Os universitários selecionaram seis representantes para comparecerem na reunião. 

Deixe um Comentário