Moradores do Bonete, em Ilhabela, estão fazendo um abaixo-assinado online contra notificações de desocupação expedidas pela prefeitura. Até esta terça-feira (01/02), o abaixo-assinado conta com mais de 2.200 assinaturas.
“Pedimos socorro ao povo, porque não podemos perder nossas casas, lugar onde nos abrigamos, nossos comércios da onde tiramos nosso pão de cada dia e a igreja católica, patrimônio histórico do nosso local”, diz o texto do abaixo-assinado.
A prefeitura de Ilhabela afirma que o local em questão é uma área pública, incorporada ao município por dívidas do proprietário anterior. De acordo com a prefeitura, os ocupantes da área foram notificados para desocupação do local e caso não desocupem no prazo estipulado, a Administração Municipal irá ajuizar ação de reintegração de posse.
A prefeitura afirma que “estão previstas para o local a adequação e construção de área de convivência e futuramente uma creche, beneficiando toda a comunidade local. Além disso, a igreja católica será mantida, ou seja, não será demolida”.
Os moradores, porém, dizem que vivem há décadas no local e que as terras foram herdadas de antepassados e passadas para filhos e netos, conforme consta no texto do abaixo-assinado.